Pinterest adquire startup especializada em buscas visuais

Por Redação | 06.01.2014 às 18:49

O Pinterest anunciou nesta segunda-feira (06) que adquiriu a startup especializada em reconhecimento de imagens e buscas visuais, a VisualGraph. Com a aquisição, o Pinterest adiciona os dois únicos funcionários da startup à equipe de engenharia do site.

"A aquisição da VisualGraph nos ajudará a desenvolver tecnologias capazes de compreender melhor o que as pessoas estão compartilhando. Com isso, esperamos que as pessoas consigam encontrar o que realmente gostam com mais facilidade", disse a empresa em comunicado oficial.

Tecnologia da VisualGraph em ação. Sistema é especializado em detecção de rostos, corpos, carros e outros objetos.

Tecnologia da VisualGraph em ação. Sistema é especializado em detecção de rostos, corpos, carros e outros objetos.

O TechCrunch diz que além de oferecer melhorias na busca de conteúdo aos usuários, o Pinterest também poderá melhorar a exibição de anúncios e, desse jeito, monetizar o site de maneira mais eficiente. Com a expertise e tecnologia agregadas do VisualGraph, agora o Pinterest será capaz de oferecer anúncios baseados apenas no conteúdo que você consome no site.

Por exemplo, se você aprecia moda e marca muitas imagens de roupas, bolsas, etc, o Pinterest será capaz de identificar o formato delas e passará a oferecer anúncios de produtos semelhantes e que possam lhe interessar. Com anúncios altamente relevantes, a ideia pode impactar positivamente o site, que poderá ganhar rios de dinheiro se tudo der certo.

Kevin Jing, fundador da startup, e seu parceiro David Liu têm vasta experiência em reconhecimento de imagens. Liu já trabalhou no Google em 2004 e ajudou a companhia a desenvolver um dos seus primeiros motores de busca visual. Por outro lado, Jing afirma em seu perfil profissional no LinkedIn que esteve à frente de uma equipe de engenheiros que trabalhava num mecanismo de busca visual voltado para sistemas de e-commerce na Amazon Web Services.

O site oficial da startup afirma que sua tecnologia é especializada na identificação de rostos, carros, artigos de moda, texturas de objetos e corpos em fotos. Algo bastante razoável para ser aprimorado e utilizado pelo Pinterest.

Não foram divulgados quaisquer detalhes da quantia gasta pelo Pinterest ou qualquer outra informação da natureza da operação.