Pins Patrocinados: Pinterest entra para o mundo dos anúncios digitais
Por Joyce Macedo | 22 de Setembro de 2013 às 15h42
Demorou, mas aconteceu: o Pinterest anunciou que vai começar a testar publicidade paga na rede social. A novidade se chama "Promoted Pin", ou "Pin Patrocinado", mesmo nome adotado pelo Facebook e Twitter em suas respectivas plataformas.
O sistema também é basicamente o mesmo: uma empresa paga e seu pin sobe para o topo dos resultados de busca e nos feeds de categorias específicas. O CEO e cofundador do Pinterest, Ben Silbermann, prometeu em seu post no blog da empresa que os anúncios seriam "transparentes" e de "bom gosto".
Ele também prometeu não colocar banners chamativos ou anúncios pop-up no site, e disse ainda que iria diferenciar claramente os pins orgânicos dos patrocinados. A relevância do assunto também será levada em consideração na hora de mostrar um anúncio para o usuário.
Por enquanto, o Pinterest está escolhendo algumas empresas para testar a ferramenta gratuitamente, mas em breve deve expandir a oferta de Pins Patrocinados. Essa não é a primeira vez que o Pinterest explora alguma forma de monetização. Em meados de 2012, a rede social firmou uma parceria com o Skimlinks, o que permitiu ao site ganhar um pouco de dinheiro sempre que os usuários compravam um produto linkado à plataforma. Mas a parceria foi desfeita pouco tempo depois.
Agora, o Pinterest possui investidores que injetaram US$ 338 milhões na empresa e, obviamente, eles esperam um retorno. Sua base de usuários também cresceu consideravelmente, e agora a publicidade parece o lugar óbvio para o Pinterest buscar receita.