Pesquisador do MIT diz que pode prever trending topics do Twitter

Por Redação | 06.11.2012 às 08:00

Um pesquisador do MIT (Instituto de Tecnologia do Massachusetts) desenvolveu um algoritmo capaz de prever, com precisão, os tópicos que virarão tendência no Twitter. Saiu no GigaOM.

O professor associado do instituto, Devavrat Shah, diz que seu modelo de algoritmo possui 95% de precisão e conseguiu prever tópicos que entrariam na lista das tendências horas antes de aparecerem efetivamente no Twitter. O algoritmo incorpora uma nova abordagem de aprendizado ao computador, que compara dados em tempo real com dados históricos e prevê resultados, com base em eventos do passado que mais se alinhem com a situação atual.

O Twitter ficou realmente interessado na novidade. Um porta-voz da empresa disse que um dos assistentes de pesquisa do professor Shah, Stanislav Nikolov, trabalha no Twitter. No entanto, a velocidade e o nível de precisão do algoritmo precisariam ser ajustados de maneira muito mais complexa, diante da enxurrada de informações que é diariamente postada no microblog.

Além do Twitter, há empreendimentos que poderiam se beneficiar deste tipo de poder preditivo: mercados de ações, vendas de ingressos de cinema, transporte público e promoções são apenas algumas possibilidades. Também seria uma ferramenta válida contra os crimes cibernéticos, identificando as ameaças o quanto antes. Até surtos de doenças e epidemias poderiam ser previsíveis com o novo algoritmo, como forma de alerta à população de uma determinada região. Mas ainda serão necessários alguns bons ajustes até que ele se torne eficaz o bastante para ser utilizado pelas empresas.