Publicidade

Pesquisa comScore revela participação de brasileiros nas redes sociais

Por| 22 de Setembro de 2014 às 18h12

Link copiado!

Pesquisa comScore revela participação de brasileiros nas redes sociais
Pesquisa comScore revela participação de brasileiros nas redes sociais

As empresas de análise de mercado comScore e Shareablee divulgaram na semana passada dados de um novo levantamento Webinar sobre o uso de redes sociais por aqui. E, como não poderia deixar de ser, os dados comprovam: o Brasil bomba no uso dessas ferramentas.

A América Latina é a região com a maior média global de uso de redes sociais em PCs e laptops, com 8,13 horas mensais por pessoa. O continente é seguido pela Europa (7,41 horas), América do Norte (6,38 horas), África (4,96 horas) e Ásia-Pacífico (2,49 horas). Isolando o Brasil, o número é ainda maior: são mais de 12 horas mensais de engajamento.

O Brasil também supera a média mundial do tempo médio em visita de redes sociais, com sessões que duram uma média de 18,5 minutos. Globalmente, o valor é de 12,5 minutos por acesso. Ao todo, o Brasil é responsável por 10% do tempo total consumido globalmente nas redes sociais, ocupando o 2º lugar no ranking – atrás apenas dos Estados Unidos.

O país também é o maior da América Latina em termos de visitantes diários às redes sociais. São cerca de 30 mil – pouco menos da metade do total de 60,5 mil usuários do continente.

Continua após a publicidade

"Os números para o Brasil são fantásticos, realmente a audiência e o engajamento são assustadores às vezes", afirmou Alex Banks, vice presidente da América Latina e Diretor da comScore no Brasil, na apresentação dos dados. "Isso deixa muito claro para as marcas e para os produtores de conteúdo como entender o melhor jeito de engajar os público nas redes sociais".

O perfil da audiência é composto, em maior parte, por usuários entre 15-24 anos (26,9%) e 25-34 anos (26,2%), bem equilibrado entre homens (47% do total de minutos) e mulheres (53%). A região Sudeste também é a responsável pela maior parte dos acessos de redes sociais, representando 51% do total. Seguem a região Nordeste (19%), Sul (17%), Centro-Oeste (8%) e Norte (5%).

Na quebra por estados, São Paulo é responsável por 29% dos acesso, seguido pelo Rio de Janeiro (12%), Minas Gerais (8%), Rio Grande do Sul (7%) e Paraná (6%).

Continua após a publicidade

Um dos dados mais assustadores do levantamento é o domínio do Facebook no cenário brasileiro, responsável sozinho por 96,7% dos acesso à redes sociais do país. Entre janeiro de 2013 e junho de 2014, o número de fãs brasileiros em páginas do Facebook cresceu em 179%.

O Twitter segue em segundo lugar, empatado com o Badoo, com 0,8% dos acessos. Surpreende também a antiga menina dos olhos dos brasileiros, o Orkut, que prepara-se para desaparecer no próximo dia 30 de setembro e hoje só tem 0,2% dos acessos.

Mas além dos números impressionantes de acesso, o Brasil também agrega algumas características próprias que diferenciam o país do restante do mundo. Segundo o levantamento, os índices de compartilhamento de conteúdo em redes socias também são muito mais altos por aqui do que a média global – que geralmente foca nas "curtidas".

Continua após a publicidade

Os três maiores posts brasileiros do Facebook em 2013, por exemplo, tiveram combinados 2,5 milhões de ações de usuários – 71% delas foram compartilhamentos. Um deles foi este post da página oficial do site de compras bomnegócio.com, que teve 443 mil compartilhamentos, contra 399 mil curtidas.

A apresentação completa pode ser vista através deste link. É necessário fazer um pequeno cadastro no site, mas você poderá acessar também o vídeo com a apresentação e comentários das empresas.