Pesquisa: Facebook é plataforma que mais direciona audiência para sites

Por Redação | 29 de Outubro de 2014 às 15h04

Levantamento feito pela plataforma de compartilhamento social Shareaholic aponta que o Facebook continua sendo a preferência da maioria dos internautas quando o assunto é clicks em conteúdos de terceiros. O relatório do terceiro trimestre de 2014 também registra o Pinterest como a rede social de destaque no período.

Informações veiculadas pelo The Next Web mostram que o encaminhamento de links oriundos do Facebook somam 22,36% do tráfego de internautas, diante de 5,52% do Pinterest e 1% do Twitter. O Google+, que deveria fazer frente à rede de Mark Zuckerberg, amarga 0,07%.

No geral, contudo, o Google+ e o LinkedIn foram as únicas redes sociais que tiveram crescimento entre junho e setembro deste ano, com 9,52% e 113,43%, respectivamente, de acordo com o estudo.

FACEBOOK TRÁFEGO

A análise do Shareaholic cobre mais de 300 mil sites com influência sobre mais de 400 milhões de usuários. A abrangência vai desde pequenos blogs independentes até os mais amplos sites comerciais.

Com relação ao crescimento anual, a influência do Facebook cresceu 115% em relação a setembro de 2013. Pinterest e Twitter tiveram alta de 50% e 24%, respectivamente, sobre o mesmo tópico e período.

O relatório também revela uma mudança no comportamento dos usuários. O Facebook estaria mantendo seu tráfego intenso porque a maioria das pessoas parece estar confiando mais nas redes sociais dos que em mecanismos de buscas quando procuram por notícias relevantes aos seus interesses.

O Pinterest surge como grande surpresa porque, apesar de ter "poucos" usuários se comparado ao Facebook – o primeiro tem aproximadamente 70 milhões de usuários, diante de mais de um bilhão do segundo –, consegue estar na segunda colocação. Já o Twitter, que em seus primeiros anos chegava a rivalizar com o Facebook, registrou queda dos discretos 1,1% para 0,88% de influência, em relação a 2013.

As outras redes sociais mais bem colocadas — StumbleUpon, Reddit, Google+, YouTube e LinkedIn — continuam irrelevantes no levantamento por tráfego, pois, mesmo somadas, ainda seguem com pontuação inferior ao Twitter.

Fonte: http://thenextweb.com/insider/2014/10/27/shareaholic-facebook-still-drives-traffic-pinterest-contender/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.