Passe valorizado: fãs de marcas no Facebook podem valer até R$ 1600

Por Redação | 23 de Abril de 2013 às 10h50

Usuários do Facebook, sintam-se valorizados: o valor médio de um fã na rede social para grandes marcas aumentou cerca de 28% desde 2010. De acordo com o Syncapse, um fã vale cerca de US$ 174 (R$ 348) para uma empresa.

A empresa analisou 20 marcas de consumo globais em termos de desempenho em relação aos seus fãs no Facebook. Basicamente, eles mediram o valor médio dos fãs como condutores de valor para os acionistas de cada empresa.

Desde que a análise foi realizada pela primeira vez, em 2010, a quantidade de curtidas nas páginas duplicaram ou até mesmo triplicaram, o que resultou em um aumento no valor médio por fã. As principais marcas que fizeram parte do estudo em 2013 possuem bem mais de 15 milhões de fãs, como o McDonalds e Coca-Cola, com 25 milhões e 60 milhões, respectivamente.

Mas o estudo também separou os usuários em dois grupos: aqueles que apenas deram um 'like' na página, e aqueles que são realmente fãs da marca e fazem a diferença em sua receita. Alguns fatores levados em conta foram:

  • Gastos com o produto: A diferença de hábitos de consumo de cada marca dentro da categoria.
  • Lealdade: A intenção de compra do consumidor para manter a marca no futuro.
  • Propensão a recomendações: Probabilidade e propensão a recomendações boca-a-boca que podem levar a vendas futuras.
  • Valor de mídia: Eficiências de alcance, ganho e frequência por meio da plataforma do Facebook.
  • Custo de Aquisição: Eficiência dos Fãs em atrair outros participantes e conduzir a uma adesão orgânica.
  • Afinidade com a marca: A percepção emocional sentida pelos fãs em relação às marcas.

É interessante ver como um fã da BMW no Facebook pode valer mais do que um fã da Coca-Cola, por exemplo. No primeiro caso, estima-se um valor de US$ 1.613 (cerca de R$ 3.226) por cada um dos fãs, enquanto no segundo caso essa média fica em torno de US$ 70 (R$ 140).

Valor de um fã para marca
Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.