Para enterrar posts antigos de vez, Facebook atualiza Feed de Notícias

Por Redação | 19 de Setembro de 2014 às 17h20

A atualização inicial do Feed de Notícias do Facebook, que deveria tornar a lista de postagens mais relevante para seus usuários, acabou tendo o efeito contrário e levando muita gente a reclamar na própria rede social. Afinal de contas, a empresa acabou revivendo muitos posts antigos, muitas vezes de dias antes, que voltavam a aparecer nas listas dividindo – e, muitas vezes, tomando – o espaço com as mensagens publicadas mais recentemente.

É justamente para evitar isso que o Facebook anunciou nesta quinta-feira (18) uma nova mudança no comportamento do Feed de Notícias. A alteração da vez, que para muita gente já deveria ter sido levada em conta desde o início, vai considerar não apenas o total de curtidas e comentários de uma determinada postagem, mas também o momento em que elas foram feitas, de forma a determinar se o conteúdo da publicação é sazonal, com prazo de validade bem restrito, ou se é o tipo de coisa que ainda vale a pena ser exibida por dias a fio.

Assim, caso um post em particular tenha um fluxo grande de curtidas e mensagens durante algumas horas, vendo esse movimento morrer logo em seguida, o Facebook vai considerar que aquele conteúdo é temporário demais para ganhar destaque. A recíproca também é verdadeira, já que mensagens que mantêm o engajamento por longos períodos de tempo receberão uma ajudinha do algoritmo para continuarem ganhando visibilidade.

Além disso, a rede social disse que também vai levar em conta os assuntos mais comentados do momento na região em que o usuário está como mais uma maneira de determinar a relevância dos assuntos. Aqui, mais uma vez, a ideia é mensurar até que ponto determinados conteúdos são sazonais ou não, principalmente quando relacionados a assuntos como política, celebridades e outros temas de interesse geral.

Feed de notícias Facebook

O Facebook solicitou a seus usuários que continuem enviando feedback sobre a nova versão da ferramenta para que a empresa continue a entregar funções sociais melhores para todos. Quem não quiser se sujeitar ao crivo do novo algoritmo, porém, sempre pode ativar a exibição apenas dos conteúdos mais recentes por meio da setinha para baixo localizada ao lado da opção Feed de Notícias, no canto superior esquerdo da tela.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.