O novo botão "Solicitar" do Facebook: você realmente vai usá-lo?

Por Redação | 21.05.2014 às 12:36

O Facebook adicionou, já faz algum tempo, a opção para solicitar o status sobre o relacionamento de alguém. Isso significa que, por meio de um pequeno botão localizado no perfil de cada usuário, ao lado da seção que inclui a aba relacionamento, outra pessoa pode enviar-lhe um pedido, para que as informações de relacionamento sejam compartilhadas em uma mensagem privada. É quase como perguntar "e aí, tá namorando?" de uma maneira um pouco "menos constrangedora", tanto para o usuário que pergunta, quanto para o usuário que foi perguntado.

Nas últimas semanas, o Facebook também incluiu em sua nova versão botões de solicitação de informações sobre educação e trabalho. É claro que se você opta por exibir essas informações para quem quiser ver, elas simplesmente estarão ali, sem o botão "solicitar". Porém, se você não as exibe, mesmo os usuários do Facebook mobile poderão utilizar os botões de solicitação.

Mas e se o usuário não adicionou essas informações ao perfil? Neste caso, logo quando ele entrar no perfil da rede social, será convidado a completar as informações. Tudo isso parece um passo a mais do Facebook para reunir informações e exibir produtos direcionados ao gosto de seus usuários, o que em teoria pode incomodar muitos defensores da privacidade online.

Quando clicados, os botões solicitar exibem uma pequena guia com uma seção para digitar uma mensagem.

Facebook Solicitações

O amigo irá receber uma notificação com uma caixa, onde poderá digitar a resposta para aquele que solicitou as informações anteriormente. A notificação recebida irá variar de acordo com a informação solicitada. No caso de status de relacionamento, o usuário irá dispor de uma lista de status para preencher.

O pessoal do Ars Technica perguntou ao Facebook sobre o motivo de disponibilizar um jeito tão estranho para solicitar informações ocultas, e também se a implementação dessas opções irá afetar serviços que visam a utilização de dados do usuário, como o da propaganda direcionada (sabe aquelas propagandas que parecem ter justamente o que você gosta? Elas não aparecem por mágica).

Um representante do Facebook respondeu que a implementação do botão solicitar vem acontecendo aos poucos desde Janeiro, sendo ele disponibilizado para a visualização de algumas informações específicas. O Facebook não se pronunciou a respeito da funcionalidade do botão, e nem a respeito do uso dessas informações para serviços de propaganda.

Mas o botão está lá, e, se você quiser mesmo saber como funciona, é só pressionar e seguir com a pergunta.