O Facebook pode estar vigiando todos os movimentos do seu mouse

Por Redação | 30 de Outubro de 2013 às 18h15
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Quando o assunto é mudança no Facebook, a maioria dos usuários fica assustada com a ideia de novas ferramentas rastreando e coletando seus dados. E é exatamente isso que a rede social mais popular do mundo pretende fazer daqui para frente.

De acordo com o Gizmodo, o Facebook está testando um novo recurso que rastreia a movimentação do mouse do usuário no site. A ideia é que a rede social consiga coletar informações comportamentais dos seus usuários, como, por exemplo, por quanto tempo ele deixa o cursor repousado em um link antes de clicar nele ou quais são as regiões mais percorridas pelo mouse.

A ideia não é nova e já foi utilizada por inúmeras empresas, mas nenhuma delas de propriedade de tantos dados quanto o Facebook. Dois bons exemplos são o site de fotos Shutterstock, que rastreia todos os movimentos do mouse do usuário, desde as fotos que ele clica até as que ele pensa em clicar, e a Microsoft, que desenvolveu um método interessante baseado em JavaScript inserido na página carregada. Acredita-se, inclusive, que o método utilizado pela empresa californiana seja semelhante ao da Microsoft pelo histórico de parceria entre as duas.

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Ken Rudin, chefe de análises do Facebook, no entanto, acalma os mais preocupados com privacidade indicando que, apesar dos testes, o recurso jamais venha a público. "Não posso afirmar que vai rolar. Saberemos isso somente daqui a alguns meses", afirmou Rudin em entrevista ao Wall Street Journal.

Será que mais um pedaço da nossa privacidade está prestes a ser esmagado pelo Facebook? Somente o tempo dirá.

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