Facebook perde prestígio entre os jovens

Por Redação | 31 de Outubro de 2013 às 12h36

Apesar do Facebook apenas crescer nos últimos anos de maneira geral, a rede está apresentando sinais de que sua popularidade entre os mais jovens já não é a mesma – fato confirmado pelos executivos da empresa.

O Facebook já tem hoje mais de 1,19 bilhão de usuários ativos mensais e 728 milhões de usuários ativos diários, mas os adolescentes são uma parcela cada vez menor, segundo relatório publicado pela própria empresa, junto com seus resultados financeiros do trimestre.

É uma das primeiras vezes que a rede detecta qualquer declínio no número de adolescentes e isso vem preocupando a empresa, já que ainda não foi encontrado o exato motivo para a fuga em massa. E esses jovens podem acabar, com o tempo, levando outros usuários para fora, junto com eles.

Infelizmente, o Facebook não comentou qual foi o tamanho do declínio e nem fez grandes comentários a respeito do fato. O engajamento de jovens no Facebook é de difícil mensuração, pois os dados de idade usados pelos jovens são muito pouco confiáveis – muitos mentem a data de nascimento, disse a companhia. Além disso, a situação fica mais esquisita pois os acessos em dispositivos móveis, algo bem popular entre os jovens, vem crescendo bastante.

Com os rivais tentando cada vez mais chamar a atenção dos jovens, a capacidade do Facebook em mantê-los é colocada em questão. O chefe financeiro do Facebook, David Ebersman, afirmou que a empresa já planeja ações para tentar trazer esse público de volta. A aquisição do Instagram, por exemplo, faz parte desse plano.

Uma das áreas mais competitivas é a de mensagens. Apesar do Facebook possuir o Messenger, app de mensagens instantâneas para smartphones e tablets, concorrentes dedicados a isso como o Snapchat, WhatsApp e Skype também são populares.

Seria um problema sem muita solução? Com "todo mundo" dentro do Facebook, incluindo os pais e familiares desses jovens, talvez eles queiram apenas ter um lugar reservado só para eles.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.