Novo golpe no Facebook usa link falso para fotos de amigos

Por Redação | 28.08.2012 às 18:14 - atualizado em 28.08.2012 às 19:06

Muito cuidado ao lidar com um e-mail supostamente enviado pelo Facebook que diz que você foi marcado na foto de um amigo. Esse é o mais novo golpe aplicado na rede social. Na verdade, o arquivo que acompanha o e-mail está infectado com um malware que pode deixar PCs vulneráveis para ser controlados por terceiros.

Quem descobriu este Cavalo de Troia foi a empresa de segurança Sophos, que alertou os usuários da rede social para que fiquem atentos ao receber notificações de marcações de fotos via e-mail.

A mensagem é bem parecida com a que recebemos da rede quando, de fato, somos marcados em uma foto. A sutil diferença é que nessa mensagem, um arquivo malicioso vai anexo, o "New_Photo_With_You_on_Facebook_PHOTOID[random].zip". Ao ser clicado, este arquivo permite ao cracker obter controle de máquinas que rodem o sistema operacional Windows.

Fique sempre atento ao clicar em links e mantenha sempre seu antivírus atualizado. Afinal, essa não é a primeira nem a última vez que um golpe como este atinge as redes sociais.

Falso e-mail do Facebook

Este é o modelo do e-mail que contém o arquivo malicioso