Novidade do Facebook escolhe amigos para cuidar de seu perfil e mantê-lo seguro

Por Redação | 03 de Maio de 2013 às 14h11

O Facebook apresentou nesta quinta-feira (2) uma nova ferramenta de segurança que permite que os usuários escolham alguns amigos de confiança para proteger sua conta: o Trusted Contacts (contatos de confiança, em tradução livre). Os amigos selecionados receberão chaves de segurança que poderão ser utilizadas caso você tenha seu perfil invadido ou esteja impossibilitado de acessar sua conta por qualquer outro motivo.

"Em 2011 nós começamos a testar o Trusted Friends, que permite que seus amigos te ajudem a acessar sua conta quando você tiver dificuldades. Recentemente, nós redesenhamos e aprimoramos a ferramenta, ela até ganhou um novo nome: Trusted Contacts", afirmou a empresa em postagem no seu blog oficial.

Com o recurso, os usuários não precisarão lembrar as perguntas secretas ou preencher formulários para retomar o acesso a sua conta. Eles apenas escolherão de três a cinco amigos de confiança que irão receber chaves de segurança referentes à sua conta e, caso seu perfil seja invadido, o usuário deverá solicitar as chaves aos seus amigos para habilitar sua conta novamente. O Facebook afirma que até três chaves de segurança são necessárias para que o usuário consiga recuperar sua conta com o novo recurso.

Trusted Contacts

Reprodução: Inside Facebook

O Trusted Contacts está disponível, neste primeiro momento, apenas para os usuários da rede social em inglês e ainda não há previsão para seu lançamento para os brasileiros. Os interessados em habilitar o novo recurso (se disponível) podem acessar a página de Configurações de Segurança e selecionar o ícone do Trusted Contacts. Ali eles encontrarão a nova opção em que deverão colocar o nome de seus amigos de confiança e, logo em seguida, receberão uma mensagem contendo a chave de segurança.

Quem não se sentir à vontade com o novo recurso poderá continuar usando as perguntas secretas quando precisar comprovar sua identidade.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.