Nova rede social Ello promete comunidade sem anúncios

Por Redação | 25 de Setembro de 2014 às 17h36

Há uma novidade que tem causado certo barulho entre as redes sociais. A Ello, criada pelo designer Paulo Budnitz, oferece um ambiente com visual limpo e sofisticado e promete algo que pode aumentar o número de usuários rapidamente: uma comunidade virtual sem a presença de anúncios.

A ideia de estar numa rede social sem que informações de usuários sejam vendidas para empresas tem chamado a atenção. Porém, entrar na Ello não é assim tão fácil, pelo menos por enquanto: a rede tem adicionado novos integrantes somente via pedidos de entrada, que somam algo perto de 27 mil por hora, segundo seu póprio criador.

ELLO

Para manter a promessa, o pessoal da Ello até mesmo criou um manifesto, comprometendo-se a nunca exibir anúncios ou vender informação. A receita, de acordo com informações do Business Insider, viria de recursos oferecidos em troca de uma pequena quantia. Ou seja, é sempre gratuito utilizar as funções básicas, contudo, as ferramentas mais novas utilizadas são pagas.

A ausência de anúncios deixa espaços na tela, que podem ser utilizados por seus integrantes. Aliado ao o bom gosto de Budnitz e à inclinação visual, a Ello surge como uma opção atraente e com muitas possibilidades gráficas, seja no perfil dos usuários ou no feed de notícias. Quem quiser, pode, por exemplo, usar imagens mais amplas em seu perfil.

A rede social ainda está em fase fechada de testes e é possível navegar sem estar inscrito. Nota-se que muita coisa já é funcional. Comentar, mencionar usuários, ver quantas pessoas visualizaram o post, tudo isso é possível, além, claro, das próprias atualizações dos usuários, que lembram bastante o Tumblr.

ELLO

Entre os recursos que em breve estarão disponíveis estão funções como bloquear usuários, integração de áudio com o SoundCloud e de vídeo, contas privadas, reposts, aplicativo da rede social para iOS e Android, mensagens diretas e outros.

A navegação, por enquanto, oferece duas opções: a visualização completa das atualizações dos amigos do usuário, com fotos grandes, ou os chamados Noise Feeds, que comprimem os posts de forma parecida com os resumos do Tumblr, para facilitar o acompanhamento do conteúdo.

ELLO

Aideia de uma rede social sem anúncios não é nova, e já foi anteriormente explorada pela Diaspora e pelo App.net, entretanto ambas não tiveram sucesso. Só o tempo dirá se a Ello vai vingar. Caso queira participar, basta pedir por um convite neste link.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.