No futuro, Facebook usará assistente digital para filtrar fotos comprometedoras

Por Redação | 11 de Dezembro de 2014 às 16h13
TUDO SOBRE

Facebook

Em algum momento no futuro, quando a inteligência artificial estiver ainda mais avançada no que diz respeito a assistentes virtuais, poderemos nos deparar com aplicativos se tornando bem próximos do que poderíamos chamar de amigo conselheiro. O Facebook quer fazer algo similar ao inserir uma inteligência artificial capaz de decifrar o conteúdo de uma imagem a ponto de tentar impedir sua publicação caso ela não seja adequada.

Atualmente, a maior rede social do mundo com mais de 1 bilhão de usuários ativos está trabalhando em uma inteligência artificial que irá além de simplesmente reconhecer o rosto de pessoas em uma determinada imagem. A ferramenta, por exemplo, irá verificar se o usuário aparenta estar embriagado e, assim, antes de fazer o upload da imagem na rede social, emitir um conselho automatizado.

Um especialista da Universidade de Nova York chamado Yann LeCun, que agora supervisiona o laboratório Facebook Artificial Intelligence Research, disse ao Wired que a ferramenta que está sendo desenvolvida pelo Facebook vai ser capaz de oferecer orientações similares a uma assistente virtual. "De uma forma virtual, esta assistente irá bater no ombro e dizer: 'Uh, isso está sendo publicado. Tem certeza que você quer que seu chefe e sua mãe vejam isso?'".

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Através de uma combinação de algoritmos de reconhecimento de imagem com tecnologia de "aprendizagem profunda", é esperado que a experiência de uso da ferramenta melhore consideravelmente. "Imagine que você terá uma assistente digital inteligente que fará a mediação de sua interação com os seus amigos e também com o conteúdo no Facebook", propõe LeCun.

Ao mesmo tempo que a ferramenta é desenvolvida, o pesquisador quer proteger a identidade online de uma pessoa, visto que a análise de dados pessoais por meio de uma máquina inteligente pode não soar de maneira agradável para alguns usuários do Facebook. De acordo com LeCun, a inteligência artificial do assistente pode ser tão avançada que será possível receber alertas sobre alguém que está postando uma foto sua sem autorização.

No início, o assistente será capaz de responder e realizar comandos simples, mas com o tempo, ele será capaz de analisar muito mais dados do que apenas fotos postadas na rede social.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.