No Brasil, site da Ask.fm é mais acessado que o Orkut

Por Redação | 10.07.2013 às 17:05

Durante o mês de junho, o Orkut deixou o pódio das redes sociais mais acessadas do Brasil para ceder seu lugar ao site de perguntas e respostas Ask.fm, que agora ocupa a terceira posição do ranking com 1,86% das visitas de brasileiros. Os dados foram levantados pela ferramenta de inteligência em marketing digital da Serasa Experian, a Hitwise.

A liderança permanece nas mãos do Facebook, que conta com 68,23% dos acessos, seguido pelo YouTube, com 18,22% de participação. No levantamento referente ao mês de maio, o Orkut ainda ocupava a terceira posição, com 1,91% dos acessos a redes sociais no país, mas agora viu sua participação cair para 1,73%, o que lhe rendeu a quinta posição no ranking. Já o Twitter ocupa a quarta colocação, com 1,75% da preferência dos usuários de internet.

Em abril de 2011, quando ainda vivia seus tempos de glória, o Orkut detinha 50,51% do número de acessos no país, pouco antes de ser ultrapassado pelo site criado por Mark Zuckerberg. No entanto, no mesmo mês de 2013, esse percentual foi reduzido para 2,20%, enquanto o Facebook fechou o período com 66,54% das visitas computadas entre os brasileiros.

Em junho, o tempo médio de acessos ao Facebook foi de 28 minutos e 45 segundos, enquanto no YouTube os usuários gastaram 22 minutos e 53 segundos, e o Ask.fm teve tempo médio de visitas de 19 minutos e 18 segundos.

As manifestações que aconteceram no país durante o último mês também refletiram nas visitas às redes sociais. No dia 13 de junho, dia do quarto ato da manifestação Passe Livre em São Paulo, o Facebook atingiu seu pico de audiência, quando recebeu 70% das visitas a redes sociais no Brasil.

Ainda de acordo com o levantamento da Hitwise, a região Sudeste é a que mais acessa redes sociais no país (57,30%), sendo que a maioria dos internautas está em São Paulo (34%), Rio de Janeiro (12,8%) e Minas Gerais (10%).

Leia também: "Sdds Orkut": o que as pessoas ainda comentam sobre a rede social