Mude a cor e incremente as funções do Facebook com apenas alguns passos

Por Pedro Cipoli

Cada nova atualização do Facebook causa dor de cabeça para muita gente. Quando não atualizam a política de privacidade com alguma cláusula que beira o absurdo, a maior rede social do mundo coloca um ou outro recurso que acaba desagradando aos usuários. Por outro lado, alguns recursos falhos, como como o chat e seus bugs, permanecem. Bem ou mal, o Facebook já faz parte de nossas vidas e para alguns é a única forma de acompanhar o que acontece com seus amigos e familiares distantes.

Hoje vamos conhecer uma extensão ainda pouco difundida, mas que fornece uma infinidade de opções tanto para melhorar a interface padrão do Facebook quanto para adicionar ou excluir alguns recursos, sendo possível até mudar o layout da página (e não estamos falado daquele malware que enganou muita gente algum tempo atrás). Trata-se do Social Fixer, também conhecido como Better Facebook, disponível para quase todos os navegadores — exceto o Internet Explorer.

Na página do SocialFixer, que desenvolve e atualiza o produto, é possível baixar a extensão para o seu navegador preferido. Nesta dica vamos utilizar o Google Chrome como exemplo, mas os passos são os mesmos para todos os outros navegadores.

Navegadores compatíveis

Ao clicar no ícone do Google Chrome, você será redirecionado para a Chrome Web Store, bastando apenas instalar a extensão. Se ainda estiver logado no Facebook, saia e entre com usuário e senha novamente. Se tudo ocorrer corretamente, irá aparecer uma janela para entrar com as configurações, seguindo o estilo de instalação de um programa do Windows.

Nessa janela temos duas opções, mas recomendamos a escolha da instalação minimalista (Minimalist Installation) para configurar tudo posteriormente (para um melhor resultado, é importante desmarcar todas as opções nessa etapa). Novamente, se tudo der certo, aparecerá um ícone com no formato de uma chave inglesa ao lado da sua imagem na barra no alto da tela, como mostrado abaixo:

Chave inglesa

Agora vamos ao trabalho pesado! Separamos uma lista dividida por abas com as opções mais comuns que os usuários costumam escolher no programa. Clique na chave inglesa e, em seguida, em "Social Fixer Options" para ter acesso a todas as opções.

Aba "Popular"

Popular
  • Desabilitar "Lightbox": conhecido como visualizador instantâneo de imagens, este é o recurso que escurece o resto da página ao ampliar a imagem em que clicamos;
  • Esconder o "Ticker": localizado no canto superior direito do layout padrão do Facebook, o "Ticker" mostra a atualização instantânea de seus contatos e páginas assinadas com uma velocidade impossível de acompanhar. Ao removê-lo, a página inicial fica mas limpa e perceptivelmente mais rápida para carregar;
  • Mudar fonte padrão: recomendada para quem utiliza monitores com resoluções mais altas. Nesta opção, podemos mudar a fonte padrão para um tamanho que seja mais confortável de ler. A fonte padrão possui tamanho 11.

Aba "Layout"

Layout
  • Friend tracker: este recurso adiciona um campo na barra da direita da página inicial e permite saber quem deletou você da lista de contatos (cuidado, pode deixar corações partidos);
  • Expandir automaticamente as opções da barra esquerda: mostra automaticamente os submenus de mensagens, eventos, fotos e assim por diante, localizados logo abaixo do nome do usuário.

Aba "Posts"

Posts
  • Desabilitar a leitura automática de novos posts: permite congelar a atualização de novas informações quando estivermos lendo algo que esteja na parte de baixo da tela inicial, sendo ideal para aqueles que se incomodam com as atualizações automáticas antes de voltar ao topo da tela;
  • Abrir links em uma nova janela: abre uma nova página em outra aba ou janela, sem sair da página do Facebook.

Aba "Timeline"

Timeline

Com esse recurso, o usuário não precisa visualizar a timeline do Facebook, recurso que causou bastante desconforto (e ainda causa) em muitos que simplesmente não gostaram dele e não sabem como removê-lo. É importante lembrar que essa opções fazem com que o usuário não visualize mais a timeline dos outros, mas a sua continua visível para quem visitar o perfil.

Aba "Hidden Items"

Hidden Items

Adiciona um "X" no canto superior direito de cada bloco no Facebook e, assim, permite fechar as partes que o usuário não deseja visualizar, como anúncios, por exemplo. Não se preocupe, caso feche algo sem querer é só voltar nesse menu e restaurar o que desejar.

Aba "Chat"

Chat

Permite a escolha da visualização do chat da forma que o usuário desejar, como parte do menu direito ou dock, com imagens dos amigos ou não, exibindo quem está online do celular e assim por diante. É possível até remover o chat da tela inicial (embora o usuário continue online para seus amigos).

Aba "Theme"

Theme

A cereja do bolo dessa extensão permite que o usuário escolha entre diferentes estilos de visualização da página inicial, como modo "Desktop", "Monochrome", entre outros, incluindo até estilos como o futurista "Dark Shiny Blue". Embora tenha poucas opções, finalmente é bom conhecer uma forma de fugir da interface padrão do Facebook e escolher outra que seja mais a sua cara.

Outras

Dentro do menu do Social Fixer temos outras opções, como "Filtering", "Advanced" e "Styles (CSS)", que são mais recomendadas para usuários avançados e desenvolvedores. Não cobriremos esses menus, já que todas as grandes mudanças podem ser feitas nos menus anteriores, mas estas também trazem várias configurações úteis para quem desejar explorar mais.

Todos os menus mostrados acima incluem inúmeras outras opções igualmente úteis e funcionais que o usuário pode testar, lembrando que é necessário atualizar a página para que as mudanças tenham efeito, especialmente no caso dos temas.

E aí, gostou do "Better Facebook"? Conte-nos nos comentários!

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.