Morno demais: Oscar 2015 pode ter tido queda de 39% em audiência no Twitter

Por Redação | 25 de Fevereiro de 2015 às 12h57

Parece que a baixa na audiência do Oscar e a performance bem abaixo do esperado do apresentador Neil Patrick Harris também se refletiram no engajamento dos usuários do Twitter durante a cerimônia do Oscar 2015. Segundo um estudo da consultoria Sysomos, foram 8,58 milhões de mensagens publicadas na rede social durante a festa, uma queda de 39% em relação ao ano passado. Os números foram citados pelo site Venture Beat.

Essa redução bastante acentuada seria, inclusive, o motivo pelo qual a rede social evitou falar em números quando publicou sobre a cerimônia, na segunda-feira (23). Em seu tradicional post anual, o Twitter revelou que a apresentação de Lady Gaga na homenagem à “Noviça Rebelde” foi o momento mais comentado do evento, com a cantora também sendo a celebridade mais citada. A estatueta de melhor atriz coadjuvante vencida por Patricia Arquette e a apresentação da canção Glory, do filme “Selma – Uma Luta Pela Igualdade”, também foram bem populares.

Apesar de revelar a estimativa de queda, a Sysomos não entra em muitos detalhes sobre os motivos que levaram a essa queda de interesse. Mas, pela própria rede social, são diversos os fatores apontados para isso: as piadas pouco engraçadas de Harris, a previsibilidade dos prêmios ou a duração da cerimônia, extremamente comprida e, para muitos, chegando até mesmo a ser maçante.

A polêmica em relação à escolha de Melhor Filme, com “Birdman” levando a estatueta que, para muitos, deveria ser de “Boyhood: Da Infância à Juventude”, também não foi capaz de ampliar esse engajamento. Houve, sim, aumento na repercussão após a entrega do prêmio, mas ainda assim, a morosidade do evento como um todo se refletiu também em seu final.

É uma má notícia para o Twitter, que briga cada vez mais para aumentar sua base de usuários e se posicionar como a opção padrão em redes sociais para servir de “segunda tela”. Ações da companhia incentivam as pessoas a usarem a plataforma durante eventos televisionados, para que todos possam participar da festa mesmo sem estarem nela. Muita gente aderiu, mas ao que parece, a fixação desse conceito está longe de ser permanente.

Em 2014, de acordo com a empresa, foram 14,7 milhões de mensagens publicadas com termos relacionados aos prêmios apenas nas 3h30 de transmissão da cerimônia. A famosa “Selfie do Oscar”, batida pela apresentadora Ellen Degeneres com astros como Bradley Cooper, Jennifer Lawrance, Kevin Spacey e Meryl Streep chegou a deixar a rede social instável tamanho o volume de retweets e se tornou a postagem mais retweetada da plataforma.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.