Mapa-mundi das redes sociais: Facebook lidera em 127 dos 137 países no mundo

Por Redação | 04 de Janeiro de 2013 às 12h35

O estrategista de mídias sociais Vincenzo Cosenza divulgou recentemente sua atualização anual para o mapa mundial das redes sociais, que mostra a presença destes sites e sua popularidade em diversos países do mundo. Em dezembro de 2012, Cosenza registrou que o Facebook lidera no quesito popularidade em 127 dos 137 países analisados pela empresa Alexa. As informações são do The Next Web.

A liderança do Facebook em muitos países ao redor do mundo se reflete em mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais, sendo que do total, 600 milhões são provenientes de dispositivos móveis. No entanto, especialistas acreditam que a rede social ainda tem um longo caminho a trilhar para se tornar popular e até presente em alguns países onde sua utilização é proibida pelo governo.

O Facebook se manteve na liderança ao longo de 2012 graças ao aumento na sua base de usuários na Ásia. Agora, são mais de 278 milhões de usuários no continente. Enquanto isso, a Europa conta com 251 milhões de usuários da rede social; a América do Norte tem 243 milhões; a América do Sul possui 142 milhões; a África conta com 52 milhões e a Oceania tem 15 milhões de usuários.

Mapa mundial redes sociais

Reprodução: Vincenzo Cosenza

A última edição do levantamento também mostra que as cinco principais redes sociais são líderes em ao menos um país no mundo, como é o caso do Facebook, do Qzone, do V Kontakte, do Odnoklassniki e do Cloob. No território russo, o V Kontakte superou o Odnoklassniki graças aos seus 190 milhões de usuários cadastrados, enquanto na Ásia o Qzone possui 552 milhões de usuários e no Irã, onde o o Facebook é bloqueado, a rede social Cloob assumiu a liderança.

Comparando com os relatórios anteriores, o número de redes sociais com forte presença nos países ao redor do mundo tem diminuido no últimos anos. Para ter uma ideia, em junho de 2009 eram 17 redes, em dezembro de 2009, eram 16, em junho de 2010, eram 14, em dezembro de 2010, 11, em junho de 2011, eram nove, em dezembro de 2011, seis e em junho de 2012, eram sete redes sociais.

E o Orkut? Parece que ninguém mais se lembra dele...

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.