Login e senha do Facebook de um candidato viram exigências em entrevista

Por André Fogaça | 20 de Março de 2012 às 18h00

Pode parecer - e realmente é - ridículo, mas segundo a agência Associated Press, uma empresa teve a coragem de exigir o login e senha de um candidato, durante sua entrevista. Que os entrevistados tem sua vida nas redes sociais vasculhada pelos entrevistadores isso não é novidade, mas será que existe um limite para a invasão de privacidade?

Segurança Facebook

O perfil público de uma pessoa no Facebook - ou em qualquer outra rede social - é visivel para todos, principalmente para aqueles que estão interessados em seus serviços, já que dá para saber muita coisa do candidato por suas postagens. Mas, segundo a agência, uma empresa de Nova York acredita que é necessária a senha e login de seu candidato para saber quem é o melhor para a vaga.

Há coisas que deixamos abertas ao público e outras que ficam escondidas, como mensagens para a namorada ou aquelas fotos que só certo grupo tem acesso. Agora imagine: se a empresa pede estes dados, é como dar uma vasculhada em sua casa, buscando detalhes como a sua gaveta de roupas intimas e até se sua meia é lavada diariamente ou não.

Em qualquer rede social, há a opção para deixar tudo que é publicado longe dos olhares de funcionários do RH, mas lembre-se de que esta atitude pode te deixar de fora de alguns processos seletivos. O melhor, realmente, é controlar melhor o que você publica, já que não é só na seleção de funcionário que o conteúdo é levado em conta. Né?

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.