Segurança: cinco erros comuns no Facebook

Por Redação

O Facebook é uma ferramenta que nos possibilita diversas ações, algumas delas, no entanto, podem colocar o usuário em risco. A rede social, muitas vezes, nos induz a agir de forma diferente de como faríamos na vida real e a não pensar em algumas das consequências das nossas ações.

Face a esses riscos que muitas vezes o usuário se submete no Facebook, a Kaspersky Lab fez uma lista com os cinco principais erros que cometemos na rede. Entre os riscos considerados para elaboração da lista está a perca de dinheiro, desgaste da reputação ou prejudicar a relação com pessoas que estão a sua volta.

1 – Divulgar biografia completa

Parece inocente, mas a divulgação da data completa do seu aniversário no Facebook pode trazer riscos. Com isso, pessoas com acesso a bancos ou instituições financeiras podem facilmente acessar sua conta por meio da data de nascimento e também outros serviços que utilizam esta informação para acesso de outros dados pessoais. A informação também pode ser usada por cibercriminosos para fazerem um banco de dados sobre você e utilizá-lo para fins suspeitos.

Para evitar esse tipo de exposição basta não adicionar sua data de nascimento, ou pelo menos omitir o ano, o que já deixará inviável o uso da informação para outros fins. Também não é indicado divulgar nomes de familiares ou animais de estimação, o que pode ser usado para ataques de engenharia social.

2 – Tornar os posts públicos

Normalmente, vemos os posts no Facebook como uma conversa próxima com amigos mais íntimos, mas não é bem assim que a rede funciona. Seus amigos, familiares e colegas têm acesso, mas também isso pode ser visto pelo seu chefe, ex, agências e outras pessoas mal intencionadas. Parece meio absurdo, mas essas informações divulgadas sem seleção na rede podem ajudar criminosos a identificar padrões, ou mesmo pessoas mal intencionadas a interpretar erroneamente suas palavras e causar desgastes no trabalho, escola, entre outros. Já vimos outras vezes esse tipo de situação ser inclusive responsável por demissão.

O ideal é que você configure sua conta no Facebook para que suas publicações sejam divulgadas apenas para amigos, ou no máximo para amigos de amigos. Além de se atentar a quem pode ver suas fotos, limitando dessa forma o acesso às suas informações.

3 – Usar senhas não seguras

Seu Facebook provavelmente tem muitas fotos, informações e mesmo conversas que são pessoais e você não deseja que isso vá parar nas mãos erradas. Se alguém conseguir acesso à sua conta, todos esses dados ficarão comprometidos.

Para se prevenir, é indicado o uso de senhas seguras e fortes, assim como a exclusividade da senha, que não deve ser utilizada para nenhum outro serviço. Você também pode ativar a opção de dupla verificação e aumentar sua segurança.

4 – Permitir sua localização

Quando você posta alguma coisa com sua localização sendo informada ou mesmo faz um check-in, os riscos são enormes. Isso permite que pessoas, talvez algumas fora do seu círculo de amigos, tenha acesso a onde você está naquele momento. Isso pode ser usado por ladrões, por exemplo, para saber se você está ou não em casa.

Para aumentar sua segurança o indicado é que você desative a opção de localização dos seus posts e fotos e não use essa função, ou configure o serviço de forma que poucas pessoas tenham acesso.

5 – Adicionar pessoas que você não conhece

Muitas vezes algumas pessoas que não conhecemos diretamente nos adicionam no Facebook e quando temos amigos em comum, tendemos a aceitar a pessoa em nossa lista. Isso pode te deixar exposto de muitas formas. Primeiramente, a pessoa terá acesso às suas informações publicadas mesmo se você compartilhar apenas com amigos. Essa ação também compromete seus amigos, pois muitas pessoas utilizam a opção amigos de amigos para as publicações. Por último, essa pessoa fica liberada para te enviar mensagens privadas e pode utilizar isso para te encaminhar spams e mensagens maliciosas.

Para evitar esses problemas, aceite apenas amigos que você conheça pessoalmente e pessoas nas quais você realmente confia.