LinkedIn lança app para facilitar busca de emprego na rede social

Por Redação | 19.06.2014 às 19:05

O LinkedIn lançou nesta quinta-feira (19) um novo aplicativo na App Store. O Job Search é o sexto aplicativo independente lançado pela companhia e o quarto em 18 meses. O novo aplicativo tem uma função bem específica: ajudar os usuários a pesquisar, encontrar e se candidatar a vagas de emprego.

Segundo informações do site Mashable, o aplicativo tem ferramentas que permitem filtrar as vagas de acordo com o tempo que ela está disponível, setor e localização. As pesquisas também podem ser arquivadas para pós-visualização. O serviço também pretende recomendar novas vagas de acordo com o histórico de procura no Job Search.

Job search

O usuário poderá definir as configurações de notificações e alertas, para ficar mais ligado nas vagas que deseja. Segundo o LinkedIn, candidatos que respondem as vagas no dia que elas são postadas têm 10% a mais de chance de conseguir o emprego. Um porta-voz afirmou que o objetivo do Job Search é ajudar os usuários a encontrar e se candidatar para as vagas, sem que haja distrações como notícias, conteúdos e atualizações.

Outra característica do novo aplicativo é que ele busca deixar os usuários com mais privacidade na rede e mantém toda a atividade realizada como privada.

Assim como os demais aplicativos lançados pela LinkedIn, o Job Search faz parte de uma estratégia da empresa de diversificar seus serviços, principalmente nas plataformas móveis. Isso se deve a uma mudança no perfil dos usuários da rede social: atualmente, 41% do tráfego acontece via dispositivo móvel e a empresa acredita que até o final do ano esse número passe dos 50%.

Em entrevista ao Mashable, o vice-presidente de produtos da empresa, Parker Barrile, destacou também a importância da simplicidade. Para ele, os aplicativos funcionam melhor se tiverem um uso bem específico, e disse que se a empresa identificar um caso de uso significativo o suficiente, irá desenvolver um aplicativo próprio para a demanda.

A mesma estratégia também já foi adotada pelo Facebook, que tem disponibilizado uma grande quantidade de aplicativos para direcionar cada um deles para um serviço específico. Nessa tentativa das empresas de oferecer todos os seus serviços separadamente, é necessário saber como será a reação do usuário que precisará de um conjunto de aplicativos.

O Job Search está disponível para usuários iOS apenas nos Estados Unidos, e até o final do ano está previsto o lançamento para Android. No entanto, não há previsão para o lançamento do aplicativo em outros mercados.