Link secreto do Facebook permite voltar à antiga versão do feed de notícias

Por Redação | 13 de Novembro de 2012 às 11h35
Tudo sobre

Facebook

Quem é usuário de carteirinha do Facebook bem sabe que há dois tipos de visualizar as novidades no feed de notícias: classificando-as pelas mais recentes ou pelas principais histórias. Basta ir até o topo do feed e clicar na setinha do pequeno menu 'Classificar'.

O que acontece é que a maioria dos usuários acha que clicar em 'mais recentes' significa retirar todos os filtros e receber todo o conteúdo postado pelos amigos, o que seria a grande diferença da opção 'principais histórias'. Mas na verdade, até mesmo a opção 'mais recentes' é filtrada, com base no tipo de conteúdo que você leu (e interagiu) no passado.

Por causa disso, os usuários estão interessados em diferentes maneiras de lerem seus feeds de notícias. Segundo o site Mashable, na semana passada um programador descobriu uma URL que leva à versão bem menos filtrada do feed de notícias. Mas o link que ele descobriu irá desaparecer nesta quarta-feira.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

O desenvolvedor de software escocês Tom Waddington encontrou um link interno, aparentemente originário do próprio Facebook, que exibe um feed de notícias na íntegra, sem nenhum filtro: https://www.facebook.com/?sk=nf_all. Utilizando da boa e velha lógica, Waddington supôs que o 'nf' dos links do Facebook se referissem a 'news feed', e ele acertou. Daí por diante, o programador utilizou o método da tentativa e erro até encontrar o link ideal.

Mas ocorre que a equipe do Facebook tende a atualizar o site toda quarta-feira, depois que uma versão beta é finalizada e previsualizada a cada domingo.

De acordo com o site TechCrunch, a equipe do Facebook diz que o feed trazido por este link não é, de fato, sem filtros. E o Facebook disse em um comunicado: "Este é um antigo link que permite a você acessar seu Feed de Notícias em uma versão anterior de nossos algoritmos de classificação. Este feed não exibe todas as mensagens".

E então, se você testou o link, ele funcionou? Como ficou seu feed de notícias? Conseguiu ter acesso a mais conteúdo do que antes? Conte sua experiência para nós nos comentários!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.