Link secreto do Facebook permite voltar à antiga versão do feed de notícias

Por Redação | 13 de Novembro de 2012 às 11h35

Quem é usuário de carteirinha do Facebook bem sabe que há dois tipos de visualizar as novidades no feed de notícias: classificando-as pelas mais recentes ou pelas principais histórias. Basta ir até o topo do feed e clicar na setinha do pequeno menu 'Classificar'.

O que acontece é que a maioria dos usuários acha que clicar em 'mais recentes' significa retirar todos os filtros e receber todo o conteúdo postado pelos amigos, o que seria a grande diferença da opção 'principais histórias'. Mas na verdade, até mesmo a opção 'mais recentes' é filtrada, com base no tipo de conteúdo que você leu (e interagiu) no passado.

Por causa disso, os usuários estão interessados em diferentes maneiras de lerem seus feeds de notícias. Segundo o site Mashable, na semana passada um programador descobriu uma URL que leva à versão bem menos filtrada do feed de notícias. Mas o link que ele descobriu irá desaparecer nesta quarta-feira.

O desenvolvedor de software escocês Tom Waddington encontrou um link interno, aparentemente originário do próprio Facebook, que exibe um feed de notícias na íntegra, sem nenhum filtro: https://www.facebook.com/?sk=nf_all. Utilizando da boa e velha lógica, Waddington supôs que o 'nf' dos links do Facebook se referissem a 'news feed', e ele acertou. Daí por diante, o programador utilizou o método da tentativa e erro até encontrar o link ideal.

Mas ocorre que a equipe do Facebook tende a atualizar o site toda quarta-feira, depois que uma versão beta é finalizada e previsualizada a cada domingo.

De acordo com o site TechCrunch, a equipe do Facebook diz que o feed trazido por este link não é, de fato, sem filtros. E o Facebook disse em um comunicado: "Este é um antigo link que permite a você acessar seu Feed de Notícias em uma versão anterior de nossos algoritmos de classificação. Este feed não exibe todas as mensagens".

E então, se você testou o link, ele funcionou? Como ficou seu feed de notícias? Conseguiu ter acesso a mais conteúdo do que antes? Conte sua experiência para nós nos comentários!

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!