Linguagem utilizada por adolescentes é o mais recente desafio dos algoritmos

Por Redação | 24 de Maio de 2013 às 14h55

O Facebook ganha dinheiro mostrando anúncios escolhidos com base nas informações que os usuários revelam sobre si mesmos enquanto usam a rede social. Porém, a linguagem utilizada pelos adolescentes se tornou uma barreira para os algoritmos que realizam esse serviço.

Uma pesquisa divulgada esta semana pela Pew Research mostrou que os adolescentes estão deliberadamente escondendo os assuntos sobre os quais realmente estão falando no Facebook. Os dados apontam que eles utilizam imagens e linguagem codificadas para se comunicar entre si.

Essa é uma prática usada para tentar controlar melhor a sua privacidade online, mas também influencia diretamente na escolha de anúncios relevantes para esse grupo. A pesquisa apontou que 58% dos adolescentes usam intencionalmente piadas ou referências desconhecidas para esconder o assunto sobre o qual estão falando.

Danah Boyd, uma pesquisadora da Microsoft, tem estudado esse tipo de atividade há anos — o que ela chama de 'esteganografia social' — e diz que isso está cada vez mais comum. A esteganografia social surgiu da necessidade dos adolescentes em esconder determinadas informações dos seus pais em redes sociais, e não necessariamente para burlar seu sistema de anúncios.

Boyd escreveu um artigo onde responde a nova pesquisa da Pew Research, e lá ela diz que tem observado ao longo dos últimos anos como os adolescentes desistiram de controlar o acesso ao conteúdo. De acordo com a pesquisadora, em vez de optar pelas configurações de privacidade em sua conta, os adolescentes estão se concentrando em controlar o acesso ao significado daquilo que escrevem.

"Um comentário pode parecer que significa uma coisa, quando na verdade ele significa algo completamente diferente", explicou Boyd, que se mostrou muito contente por ver a empresa de pesquisas descrever esse cenário em números.

Essa descoberta pode fazer com que os algoritmos do Facebook sejam escritos de maneira diferente quando o target de determinados anúncios for os adolescentes. Para isso, seria necessário um estudo mais aprofundado sobre o significado de cada gíria ou significado de termos em cada canto do mundo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.