Dica para o Chrome: acesso mais fácil ao Facebook, Twitter e Instagram

Por Redação | 12.08.2013 às 12:40

Procurando uma maneira mais simples de usar suas redes sociais favoritas? O MakeUseOf dá uma dica interessante: o desenvolvedor 64 Pixels oferece uma série de extensões do Chrome que permitem levar as três principais redes sociais – Facebook, Twitter e Instagram – para a barra do navegador do Google.

As extensões dão acesso aos principais recursos de cada rede social. Assim, você pode acompanhar o que os seus amigos estão fazendo, e interagir com eles da mesma maneira que você faria nos sites nativos das redes sociais (comentando, distribuindo "likes", retweets, etc).

Se você não é muito familiarizado com esse tipo de recurso em seu navegador, não se preocupe: o Canaltech te ensina como instalar e gerenciar extensões no Google Chrome.

Instagram

Essa extensão traz as principais características que o usuário precisa para manter-se conectado aos amigos por meio do Instagram. Depois de instalar a extensão, um pequeno ícone da rede de compartilhamento de imagens aparecerá ao lado da barra de endereços do navegador. Clicando nele, você verá imediatamente seu feed do Instagram, e então será possível percorrer as últimas fotos postadas pelas pessoas que você segue, ampliar as fotos, ver o link original do Instagram e também curtir e comentar as fotos diretamente do browser.

Extensão do Instagram para Chrome

A partir do menu, é possível ver seu próprio perfil, fotos populares, tags, seus likes e também suas notificações, embora para isso seja necessário conceder permissões extras para a extensão a fim de acessar seus dados.

Embora seja possível acessar suas notificações por meio da extensão, ela não irá avisá-lo quando receber novos comentários e likes; essa tarefa deve ser feita manualmente. Além disso, você também não pode postar fotos a partir da extensão, mas essa é uma restrição da API do próprio Instagram.

Extensão do Instagram para Chrome

Twitter

A extensão do Twitter para o Chrome oferece uma maneira básica de manter um acesso rápido à sua timeline, interagir com outros usuários, seguir e deixar de seguir usuários, e, é claro, tuitar. Ao abrir a extensão instalada em seu navegador, você vai ver os tweets mais recentes e será capaz de responder, retuitar e favoritar tweets individualmente, bem como clicar em um perfil de usuário para ver todos os seus tweets.

Twitter para o Google Chrome

Quando novos tweets aparecerem em sua timeline, um número aparecerá sobre o ícone do Twitter na barra de ferramentas do Chrome para que você saiba que existem novas postagens. A partir do menu, você pode acessar o seu perfil, menções e ver suas mensagens que foram retuitadas.

De qualquer forma, existem algumas características que estão faltando na experiência do Twitter via browser. Não há nenhuma maneira de encurtar URLs e você não é notificado quando recebe respostas ou DMs.

Twitter para o Chrome

Facebook

A extensão do Facebook para o Chrome oferece uma experiência semelhante às duas anteriores. Aqui, no entanto, você precisa permitir o acesso a um pouco de informações confidenciais. Para usar o Facebook no Google Chrome, é preciso conceder o acesso ao seu perfil público da rede social, lista de amigos, mensagens, feed de notícias, atualizações de status, grupos, fotos e aniversários dos seus amigos, atualizações de status e suas fotos.

Essa extensão oferece uma experiência de Facebook compacta e clean. Você pode ver as atualizações dos seus amigos no seu feed de notícias, suas mensagens, notificações, o seu perfil e também postar atualizações. Você pode ainda interagir com os seus amigos por meio de comentários e likes em seus posts.

A postagem de atualizações de status a partir dessa extensão é limitada apenas a atualizações de texto, uma vez que ela é incapaz de incorporar links. Todos os links que você compartilha vão aparecer apenas como um link clicável ao lado do seu texto, e não no estilo habitual do Facebook, com direito a miniaturas e afins.

Facebook para  Chrome

Leia também: 15 extensões para você dar um upgrade no seu navegador