Kaspersky Lab revela os 5 maiores erros que podemos cometer no Facebook

Por Redação

As redes sociais são excelentes canais de comunicação virtual que nos ajudam a interagir com os amigos e reencontrar pessoas que não vemos há algum tempo. Contudo, elas também podem ser utilizadas por criminosos ou pessoas mal intencionadas que utilizam as informações postadas na internet para denegrir a imagem dos usuários e até fazê-los perder dinheiro.

Pensando nisso, a Kaspersky Lab elaborou um ranking, no qual podemos conferir quais os cinco erros mais comuns que podemos cometer ao utilizar o Facebook. Listamos eles para você.

Publicar a biografia completa

Embora muitos gostem de fornecer informações sobre a data de nascimento, o dia em que se tornaram pais, a data em que ingressaram na universidade e outras informações importantes, é relevante considerar que várias instituições financeiras contam com alguns desses dados, como a data de nascimento, para ter acesso à sua conta bancária. Assim, os cibercriminosos podem checar a informação que você mesmo forneceu na internet para violar suas contas.

Por isso, evite publicar dados como data de nascimento, nome de familiares ou de animais de estimação que possam ser utilizados como senhas para acessar contas. Se você fornecer este tipo de informação, certifique-se de que apenas seus amigos tenham acesso a ela.

Postagens públicas

Ao publicar alguma atualização de status no Facebook temos a opção de deixá-la visível somente para os amigos, para algumas pessoas específicas ou para o público. O problema é que as postagens públicas podem ser vistas por qualquer pessoa que utiliza a rede social, seja ela sua amiga ou não. Ao postar publicamente você estará permitindo que qualquer pessoa, inclusive as mal intenciondas, tenham acesso àquilo que foi publicado e, consequentemente, aquela pessoa poderá utilizar a informação para te incomodar, preparar algum tipo de golpe, roubar sua identidade ou realizar qualquer outro ato criminoso. Pessoas já foram, inclusive, demitidas por postagens imprudentes nas redes sociais.

O ideal é que as suas publicações no Facebook e principalmente suas fotos sejam vistas apenas por seus amigos ou no máximo pelos amigos dos seus amigos, ou seja, pessoas que você conhece.

Utilizar senhas frágeis

Seja cauteloso ao criar a senha que será utilizada para acessar a rede social. Se a sua senha for muito fraca, ela facilmente poderá ser identificada por terceiros que, em poucas tentativas, conseguirão acessar sua página pessoal e ter acesso às suas fotos, mensagens e todo tipo de informação pessoal disponível online.

Além disso, existem muitos outros programas, como o 4Shared, por exemplo, que utilizam o Facebook como login. Por isso, se um criminoso conseguir acessar o seu Facebook, automaticamente estes outros serviços também estarão comprometidos.

Para dificultar a vida dos cibercriminosos, você pode ativar a dupla verificação de senhas e não se conectar a outros serviços a partir do Facebook. Mas também pode criar uma senha difícil que apenas você tenha conhecimento.

Compartilhar a localização

Ao compartilhar diariamente o horário que está no trabalho ou na academia, você está informando aos bandidos que sua casa pode estar vazia e é um lugar propício para assaltos. Mesmo quando damos Check-In esporadicamente em outros lugares, a informação pode ser utilizada por criminosos.

Também é muito importante não postar informações sobre a escola que o seu filho estuda ou qualquer outro lugar que a criança frequenta, pois ela pode ser alvo de sequestros. A melhor precaução é desativar a geolocalização das fotos que são publicadas e não utilizar a função de localização, a menos que as informações sejam compartilhadas apenas com pessoas da sua inteira confiança.

Adicionar como amigo pessoas que não conhece

Aceite pedidos de amizade apenas de pessoas que conheça pessoalmente. Ao aceitar pessoas desconhecidas como amigos no Facebook, você permitirá que elas tenham acesso às suas informações publicadas no modo "apenas amigos" e o desconhecido poderá utilizá-la para qualquer fim. Além disso, aceitando a solicitação, você também poderá comprometer a segurança dos seus amigos, já que muitos utilizam o modo "amigos de amigos" para permitir que outros vejam suas publicações.

Uma série de outras coisas também pode acontecer. O desconhecido poderá utilizar suas fotos para fins criminosos, denegrir sua imagem na internet, enviar mensagens com links maliciosos que infectem seu computador e uma infinidade de coisas que aquela pessoa não poderia fazer se não tivesse sido adicionada como sua amiga.

O mundo por si só já é bastante perigoso e não podemos facilitar. Precauções simples como estas podem realmente fazer a diferença e evitar que coisas ruins aconteçam com você ou com pessoas da sua família. Fique atento!

Leia também: No Sul, crime é planejado com base em informações publicadas no Facebook.

Fonte: Email.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.