Instagram possui falha que permite que os usuários se adicionem como amigos

Por Ultradownloads | 12 de Julho de 2012 às 11h55

O Instagram se tornou um dos principais aplicativos para aparelhos móveis. Mas será que tudo que você posta vai estar mesmo seguro ou longe de olhares curiosos no aplicativo fotográfico?

O pesquisador em segurança espanhol Sebastián Guerrero descobriu uma falha no sistema do Instagram que permite que toda pessoa se adicione como amigo de outra, ou seja, coloque seu nome na aba ‘Seguindo’.

Por causa dessa falha, que afeta tanto os usuários de aparelhos iOS como Android, eles podem ter fotos que consideram privadas vistas por outras pessoas e até suas informações pessoais. Além disso, Guerrero afirma que a pessoa que adentra o perfil de outra pode fazer coisas muito piores do que apenas visualizar algumas imagens.

Falha Instagram

Com a falha, os usuários podem ter suas fotos consideradas privadas vistas ou até publicadas na internet (Foto: Reprodução/ZDNet)

Guerrero provou a existência do bug com um exemplo: ele se adicionou aos amigos de Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, e ainda o enviou uma mensagem de parabéns pela aquisição do Instagram. “Parabéns Mark pela compra do Instagram. Quando vocês vão disponibilizar um sistema de recompensa por bugs encontrados?”, afirmava a mensagem.

Segundo o ZDNet, o Facebook ainda não se pronunciou sobre o assunto e sobre o problema relatado diretamente à equipe do Instagram. Porém, a ESET, empresa de segurança digital e antivírus, afirmou que eles não têm conhecimento de que o bug tenha afetado a privacidade de nenhum de seus usuários.

“O pesquisador não foi capaz de seguir usuários particulares, ou seja, os dados dos usuários privados estão seguros”, afirmou o porta-voz da ESET. “O bug já foi resolvido e em dentro de algumas horas todos serão alertados sobre isso. E em nenhum momento, fotos privadas se tornaram públicas”.

Sebástian Guerrero confirmou em seu perfil pessoal no Twitter que o problema já foi corrigido pelo Instagram.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.