Publicidade

Instagram pode ganhar novo recurso para concorrer com Snapchat

Por| 25 de Julho de 2014 às 13h00

Link copiado!

Instagram pode ganhar novo recurso para concorrer com Snapchat
Instagram pode ganhar novo recurso para concorrer com Snapchat
Tudo sobre Snapchat

O Snapchat, famoso aplicativo de troca de mensagens em fotos e vídeos que se autodestroem, pode ganhar um novo concorrente em breve. E não estamos falando do Facebook com seu recém-anunciado Slingshot. De acordo com o site The Verge, um app com as mesmas funções deve ser disponibilizado nas próximas semanas pelo Instagram, que pertence à rede social de Mark Zuckerberg.

O rumor tem ganhado força depois que alguns usuários da versão para o sistema Android notaram um aplicativo chamado Bolt dentro do app do Instagram. Em algumas capturas de tela, é possível notar a frase "Introducing Bolt / One tap photo messaging" ("Apresentando o Bolt / Dê um toque na tela para mensagem com foto), seguida de alguns emoticons, como uma máquina fotográfica, uma mão, uma seta e um smile. O ícone da ferramenta é exibido à esquerda e mostra uma espécie de raio ao centro.

Ao lado direito de todos esses símbolos, aparece o botão "Free". Os usuários que tiveram acesso ao tal app informaram que, ao clicar em cima desse ícone, eram direcionados para a página principal da Google Play Store, já que o software ainda não está disponível oficialmente. Até o momento, o Bolt ficou disponível temporariamente por cerca de 15 minutos em aparelhos como o Nexus 5 e o Moto X.

Continua após a publicidade

App "Bolt" teria vazado acidentalmente para alguns usuários do Instagram no Android. (Foto: Reprodução)

Apesar do Bolt ter aparecido por acidente, é importante destacar que o Facebook, assim como outras empresas, realiza constantemente testes como esses, tanto em aparelhos com sistema operacional iOS e Android, antes de lançar um novo aplicativo de fato. Muitas vezes, essas ferramentas sequer são lançadas para o usuário final, como foi o caso do Taptalk, que acabou sendo substituído pelo Slingshot - que também vazou acidentalmente uma semana antes do lançamento oficial.

Sites internacionais questionam se há mesmo a necessidade do Facebook lançar um novo app dentro do Instagram com praticamente as mesmas funções do Snapchat e do próprio Slingshot. A medida até pode dar certo se pensada a longo prazo. É só olhar o exemplo da época em que os vídeos foram inseridos na plataforma: aconteceu dias depois do Twitter lançar o Vine (um app de vídeos curtos), e hoje ambos concorrem de forma significativa e igualitária.

Sarah Perez, do TechCrunch, acredita que o Bolt seja, na verdade, um aplicativo fictício que está servindo de testes para uma futura implementação de banners para anúncios publicitários. Essa especulação faz mais sentido, uma vez que a publicidade móvel tem sido um dos maiores investimentos de inúmeras companhias, incluindo o Facebook. Só no último trimestre, a rede social arrecadou, apenas com anúncios em dispositivos móveis, a quantia de US$ 1,66 bilhão, que corresponde a 62% da receita total do Facebook.

Continua após a publicidade

Trazer esse tipo de publicidade paa o Instagram parece ser o próximo passo do app de fotos e vídeos da rede social, especialmente porque o software é um dos mais populares do mundo nessas duas categorias. Perez ainda afirma que o Facebook tem um grande anúncio planejado para a semana que vem, quando a companhia pode revelar, entre outras novidades, o real objetivo do Bolt. Vamos aguardar.

Últimas do Instagram: