Instagram ganha novidades parecidas com ferramentas do Twitter

Por Redação | 05 de Agosto de 2014 às 08h55

O Instagram parece estar bem disposto a se aproximar dos recursos do Twitter. É o que indicam algumas novidades aplicadas recentemente à plataforma, com o intuito de aumentar o tempo de uso por seus usuários e o engajamento entre as diversas contas disponíveis por lá.

A principal novidade a ser sentida pelos usuários é o novo sistema de indicações de quem seguir. A partir de agora, toda vez que você decidir acompanhar uma celebridade ou amigo no Instagram, uma série de outros perfis relacionados ou semelhantes serão exibidos. Um músico, por exemplo, pode exibir os membros de sua banda, enquanto a conta oficial de um site pode exibir outros veículos parceiros.

O Instagram mostrou-se bastante orgulhoso do algoritmo utilizado para previsão e indicação, jurando que, mesmo nas contas mais populares, as indicações feitas não são manuais. Tudo funciona por meio de um sistema automatizado, exatamente como o do Twitter, que avalia rapidamente o gosto pessoal do usuário e também o de quem está sendo seguido, resultando em três opções certeiras.

Além disso, o Instagram está repaginando a seção Explorar, de forma que ela seja mais utilizada. Agora, em vez das imagens mais populares ou links aleatórios, os usuários também verão por ali amigos em comum, imagens relacionadas às marcas preferidas ou às raças de animais que mais gostam de curtir e seguir. A ideia, claro, é que mais e mais contas sejam seguidas, ampliando o tempo que cada um passa na rede social.

Mudanças semelhantes também estão chegando ao sistema de hashtags. De acordo com as informações do The Verge, o Instagram está catalogando as palavras-chave mais utilizadas não apenas na reformulação da página Explorar, mas também em funcionalidades inéditas. A notícia faz pensar, rapidamente, em um índice de termos mais utilizados na rede social, mas levando em conta o amor recente da empresa pelos algoritmos, não dá para saber o que mais pode ser feito nesse sentido.

As mudanças, claro, também têm a ver com uma tentativa de aumentar o número de usuários, já que o total de perfis no Instagram tem variado pouco a cada trimestre. Aumentando o engajamento, porém, a ideia da empresa é que mais e mais celebridades cheguem à rede social, que cada vez mais se solidifica como o lugar a se estar - e não mais o Twitter – quando se quer acompanhar a vida daquele famoso preferido. E é aí que está o grande 'x' da questão para a companhia.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.