Instagram conserta falha que dava acesso a fotos privadas

Por Redação | 12 de Janeiro de 2015 às 18h40

O Instagram consertou na semana passada uma falha que deixava conteúdo privado visível para todos. Segundo o PC World, uma vez dividido publicamente, o material continuava exposto via link mesmo após ser colocado entre os arquivos com exibição limitada.

O Quartz descobriu a falha e questionou o Instagram sobre o assunto, o que levou à correção na sexta-feira (9). Antes disso, porém, era possível visitar o conteúdo privado que antes tinha sido disponibilizado para todo mundo. Isso só era possível fora do ambiente móvel, e não nas versões móveis para iOS e Android, o que amenizou um pouco o problema.

Agora, os links levam as imagens somente para seus seguidores, a menos que o usuário compartilhe uma foto no Instagram e outras redes sociais (a exemplo de Twitter e Facebook) ao mesmo tempo.

Aliás, diferente do Facebook, dono do Instagram, o serviço de fotos tem apenas duas definições de privacidade: público e privado. Porém, caso o usuário utilize alguma rede social para compartilhar seu conteúdo, ele perde essa configuração e passa a se submeter às regras de outros ambientes.

Por isso, é bom ficar de olho para não deixar o conteúdo disponível para quem não deve vê-lo. Depois de corrigida a falha, os seguidores só podem visualizar as imagens ou vídeos caso o usuário deixe o conteúdo público.

O ocorrido não ganhou muita repercussão mas serve como um alerta. O Instagram ainda não discutiu muito suas configurações de privacidade até hoje porque ainda não houve casos graves a respeito, como já aconteceu com o Facebook. E isso é o que poderia ameaçar o brilho do serviço, que acumula mais de 300 milhões de usuários mensais.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.