IBOPE Media e Twitter lançam solução para medir a repercussão de programas de TV

Por Redação | 22 de Dezembro de 2014 às 13h08

Em uma parceria do IBOPE Media com o Twitter, foi lançada, na última sexta-feira (19), a Public ITTR, a primeira solução do IBOPE Twitter TV Ratings (ITTR). A ferramenta se trata de um conjunto de métricas capaz de medir a repercussão do conteúdo televisivo no ambiente digital, mostrando quais são os programas de televisão que ganharam maior destaque.

Estreante no mercado latino-americano, a plataforma contabiliza quantas vezes os tweets mencionando um programa de televisão foram visualizados. Além disso, ele mostra a audiência única, ou seja, a quantidade de pessoas que viram ao menos um tweet relacionado ao programa durante a sua exibição. O Public ITTR também mostra o total de tweets e autores únicos.

Segundo a diretora de Learning & Insights do IBOPE Media, Juliana Sawaia, o projeto tem como missão “medir o consumo de vídeo em sua totalidade”. Ela ainda afirma que reportam com exclusividade a quantidade de visualizações do Twitter, que é um canal das redes sociais que possui total aderência à audiência de TV.

“O poder de propagação e o dinamismo da rede permitem que ela seja o melhor meio para participar ativamente e em tempo real das conversas sobre os conteúdos televisivos”, finaliza. O ranking leva em conta, primeiramente, os programas de emissoras da televisão aberta e de cobertura nacional. Em breve serão incluídos, também, os canais de TV por assinatura.

A parceria deve originar em 2015 duas novas soluções para o mercado brasileiro. A primeira é o ITTR MW, que vai disponibilizar as variáveis do Twitter no software de medição de audiência. A segunda, ITTR Premium, promete mapear a interação do usuário da rede social com conteúdos televisivos.

Serão indicados dados demográficos, os autores mais influentes e os principais tweets. Além destas ferramentas, o Brasil também deve contar com o Real Time ITTR, que tem a função de reportar a repercussão dos programas na rede em tempo real.

Para Carlos Moreira Jr, diretor executivo de mídia do Twitter para a América Latina, “o anúncio do Public IBOPE Twitter TV Ratings representa um passo natural no desenvolvimento do ecossistema de mídia. Públicos de toda a América Latina vão ao Twitter diariamente para compartilhar e conversar sobre os melhores ‘memes’ e momentos dos programas de TV que eles amam”, afirma.

O Brasil é um dos primeiros países a disponibilizar esta solução. O ranking completo pode ser visto no site do IBOPE Media.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.