Habitantes do estado de Washington, EUA, poderão registrar seu voto no Facebook

Por Redação | 18 de Julho de 2012 às 13h15

As eleições presidenciais norte-americanas acontecerão no segundo semestre de 2012 e para que as pessoas tenham mais facilidade para votar, o estado de Washington permitirá que seus cidadãos registrem seus votos através do seu perfil no Facebook.

Facebook voto Estados Unidos

De acordo com o Orange County Register, um novo aplicativo para a rede social, desenvolvido pela Microsoft, irá ajudar as pessoas a votarem através dos seus perfis sem ter que sair de casa.

Juntamente com Washington, outros doze estados norte-americanos irão adotar o método nas próximas eleições, incluindo Utah, Califórnia, Nevada, Connecticut, Indiana entre outros.

“O Facebook possui milhões de usuários e uma grande quantidade deles está no estado de Washington, metade de todos os membros da rede social a acessam todos os dias”, afirmou ao ArsTechnica Shane Hamlin, codiretor de eleições do estado.

A ideia do projeto é tornar mais fácil para que os usuários na idade permitida para votar se registrem. Uma pesquisa feita entre março de 2010 e março de 2011 mostrou que 60% da população que vota no estado estava registrada online.

“Seu nome e data de nascimento é puxado a partir do perfil do Facebook. Em seguida, ele funciona exatamente como quando você entra na rede social. Nosso banco de dados checa para saber se você já está registrado. Se estiver, ele irá levá-lo para o serviço MyVote, onde você poderá atualizar suas informações de registro. Para isso, você precisará de uma carteira de identidade ou de motorista do estado de Washington. E por fim, nós fazemos outra verificação em tempo real para identificar que o usuário é uma pessoa de verdade”, relatou Hamlin.

A comissão de votação garante que os usuários não precisarão temer quanto à exposição de suas informações pessoais, já que elas estarão disponíveis apenas no banco de dados do estado. O aplicativo MyVote deve estar disponível para os usuários do Facebook nas próximas semanas.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.