Grandes empresas estão apostando cada vez mais no Instagram

Por Redação | 31.10.2014 às 10:15

As grandes empresas e marcas estão dando cada vez mais atenção ao Instagram e usando a rede social como uma forma de se conectar a seus clientes. Desde 2012, houve um aumento de 32% no número de companhias com contas oficiais na plataforma, pelo menos entre as 500 maiores do ranking da revista americana Fortune. As conclusões são de um estudo da empresa Simply Measured, especializada em análises do mercado online, que foi reproduzido pelo site GigaOm.

De acordo com a pesquisa, apenas 54% das maiores empresas do mundo estavam no Instagram há dois anos, quando foi anunciada a compra do serviço pelo Facebook. Hoje, são 86% delas, quase todas postando pelo menos uma vez por dia e utilizando a rede social como um de seus principais meios para entrar em contato com os clientes e divulgar os próprios produtos e serviços.

A própria aquisição pelo Facebook foi apontada pela Simply Measured como um dos motivos para esse crescimento. O Instagram só recebeu suporte a anúncios nesta semana, então serve como uma ferramenta de contato direto com os consumidores, onde é possível conhecer seus gostos, conversar diretamente com eles e, acima de tudo, exibir os produtos de maneira mais visual, algo que pode não ser tão eficaz em outras plataformas.

Essa estratégia também vem mostrando crescimento absurdo, já que cada vez mais os usuários têm interagido com as marcas e produtos. A presença de celebridades na rede social também foi vista como um grande incentivo à criação de novas contas, ampliando o ecossistema do Instagram e garantindo que uma estratégia bem feita seja bastante efetiva nesse mundo online.

A Simply Measured também apontou algumas práticas que, comprovadamente, apresentaram maior índice de engajamento. A principal delas é o uso de geolocalização nas imagens, algo utilizado por menos de 5% das empresas analisadas, mas que apresentou um potencial de gerar 79% mais interação. As pessoas gostam de saber onde as fotos foram tiradas e, sendo assim, tendem a prestar mais atenção naquelas que vêm acompanhadas de informações do tipo.

Marcar outros usuários nas postagens é a segunda melhor maneira de obter participação, com um índice 56% maior do que as imagens que não utilizam tal recurso. Além disso, a ideia é que as empresas devem responder seus clientes marcando-os diretamente, passando a sensação de que elas estão atentas a cada pessoa individualmente e não enxergam os usuários como uma única massa.

São dados que, inclusive, podem soar interessantes para o próprio Facebook, que já dá seus pulos para tornar o Instagram uma plataforma interessante para os anunciantes. Aqui, a ideia é ir além dos tradicionais anúncios e posts patrocinados e, justamente, usar as características da rede social para ampliar o engajamento dos usuários com ela.