Google redesenha Google+ e revela 41 novas funções para rede social

Por Redação | 15 de Maio de 2013 às 15h44

O Google revelou nesta quarta-feira (15), durante o evento de abertura da conferência para desenvolvedores Google I/O, que sua rede social, o Google +, passará por um redesenho completo. A nova cara do Google + deve estar disponível para os usuários ainda hoje e lembra um pouco o design adotado no seu aplicativo para tablets Android e iPads, lançado em junho do ano passado.

O novo desenho do site utiliza três colunas divididas em "cartões" com posts, que substituem o tradicional modelo de uma longa sequência vertical de postagens, como a timeline do Facebook. Quando os posts trouxerem conteúdo em alta resolução, como fotos ou vídeos, o "cartão" ocupará todas as três colunas na horizontal. Também há uma opção para visualizar todo o conteúdo em apenas uma coluna, de forma mais tradicional.

Além disso, a barra lateral de navegação à esquerda também desaparecerá sempre que não estiver em uso, voltando a surgir quando um cursor passar sobre ela.

Google Plus

Expectativa é que mais conteúdo na tela prenda mais a atenção do usuário da rede social (Foto: Engadget)

Há também uma série de novas animações que pretendem tornar o site mais divertido e mais parecido com um aplicativo comum de smartphones e tablets. Ao clicar em um post, por exemplo, o "cartão" se vira para mostrar a página de comentários. A rede social também passará a fazer uso de hashtags, como o Twitter, que facilitarão o update de conteúdos que possam interessar ao usuário.

O Google decidiu, ainda, unificar seus serviços de mensagem instantânea através do Google Hangout, integrando a plataforma ao redesign do Google +. Novos aplicativos para o Hangout devem chegar para o Android, iOS e Chrome em breve.

"Photoshop" automático

Além dos upgrades do visual de sua rede social, o Google apresentou duas novas ferramentas dentro do Google + que prometem um upgrade nas imagens colocadas por usuários no site.

A primeira, chamada de Auto Enhance (ou "Realce Automático", em tradução livre) analisa e faz ajustes a elementos simples da imagem, como exposição, saturação, distribuição de tons, brilho, contraste e até correção de branco em imagens de baixa iluminação. A ferramenta promete até pequenas correções estéticas na imagem, como aplicação de "blur" (ou "borrar") em regiões do rosto de pessoas que estiverem com espinhas ou rugas. Antes de fazer o upload, o usuário pode ver o resultado dos retoques. A ferramenta também pode ser desativada.

Outra função, apelidada de "Auto Awesome", promete criar gifs de imagens parecidas subidas em sequência no Google+ ou até realizar uma colagem destas imagens para criar uma só foto de grupo na qual todos aparecem sorrindo, por exemplo.

A terceira ferramenta, Highlights, serve para fazer uma triagem automática de uma sequência de imagens postadas, para selecionar e destacar apenas as melhores entre elas. Para isso, a função elimina fotos borradas, fotos duplicadas e favorece aquelas com exposições firmes e sorrisos.

As funções também devem chegar ao Google + ainda hoje.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.