Google+ está passando o Twitter e poderá se tornar a 2ª maior rede social

Por Redação | 02.05.2013 às 13:18
photo_camera Review Trackers

O Google estreou sua nova rede social em 2011 e muitas pessoas se empolgaram com a novidade criando seus perfis no Google+. Com o passar dos meses, muitas dessas contas começaram a ficar inativas e muitos críticos começaram a afirmar que a rede social não era tão social assim, sendo facilmente deixada para trás pelo fenômeno Facebook. Mas, um novo levantamento da GlobalWebIndex afirma que o Google+ está ultrapassando o Twitter e caminhando para se tornar a segunda principal rede social do mundo.

O serviço tem ampliado sua base de usuários e tráfego em suas páginas. Agora, o Google+ possui 359 milhões de usuários ativos, um aumento de 33% em comparação aos 269 milhões de usuários cadastrados no serviço em junho de 2012. Especialistas afirmam que as razões para o crescimento da rede social são muito complexas, mas acredita-se que o esforço do Google para reunir em um só lugar todos os seus produtos tenha ajudado nesse aumento na base de usuários.

O próprio Google tem mantido seus números em sigilo e a última vez que revelou sua base de usuários foi em dezembro do ano passado, afirmando que mais de 500 milhões de pessoas haviam se registrado no Google+. No entanto, do total, apenas 135 milhões de usuários mantinham seus perfis ativos com novas postagens e a maioria das pessoas estava utilizando outros recursos da rede como, por exemplo, o botão '+1' para mostrar algumas páginas ou artigos que gostaram na web.

Mesmo estando muito atrás dos 701 milhões de usuários ativos do Facebook, segundo relatório - no último ano, Mark Zuckerberg, anunciou que mais de 1 bilhão de pessoas mantinham seus perfis ativos na rede -, o volume de contas do Google+ indica que os analistas foram muito precipitados ao anunciar o seu desaparecimento precoce, já que a rede possui algo diferente das outras: a possibilidade de encontrar pessoas desconhecidas que tenham gostos em comum, diferente do Facebook que é voltado para conectar amigos.

A última pesquisa da GlobalWebIndex mostra que, mesmo com o Google+ ameaçando o Twitter, o microblog também continua ampliando sua base de usuários, passando de 206 milhões de contas ativas em junho do último ano para 297 milhões, ou seja, um crescimento de 44%. E o uso do Twitter também apresentou crescimento entre pessoas mais velhas, quebrando o mito de que o microblog é uma rede social essencialmente para jovens.

O Facebook também apresentou um crescimento rápido, segundo a pesquisa da GlobalWebIndex, mas em muitos países os usuários estão começando a se cansar da rede de Zuckerberg. Com isso, o Facebook está perdendo milhões de usuários em mercados muito importantes. Os principais motivos para a saída dos usuários da rede social são as constantes mudanças em sua interface, nas configurações de privacidade e também no aumento de conteúdos patrocinados.