Google cria sistema que responde mensagens automaticamente

Por Redação | 29 de Novembro de 2013 às 16h19

O Google patenteou uma tecnologia que pretende modificar as relações dos adeptos às redes sociais. A novidade, registrada em 19 de novembro, é um sistema que analisa as reações dos usuários de emails, mensagens, sites e outros sistemas baseados em texto para criar respostas automáticas, mas que simulam a personalidade do remetente.

A tecnologia avalia todas as mensagens trocadas pelo usuários e cria sugestões baseadas nas reações observadas. Basta escolher uma delas para obter também as possíveis respostas de quem vai receber as mensagens, praticamente criando uma conversa completamente robótica, mas baseada em pessoas de verdade.

Com o tempo, a ideia é que o sistema vá se aprimorando automaticamente. Quanto mais utilizado, melhor fica a previsão de respostas, uma vez que a tecnologia passa a se basear também nas seleções feitas pelo próprio usuário humano. Além disso, há uma preocupação em criar mensagens diferentes, de forma a simular melhor um comportamento real.

O grande foco aqui são as grandes empresas que trabalham com marketing e atendimento em redes sociais, que lidam com um grande volume de mensagens diariamente e não são capazes de responder adequadamente a cada cliente. Para muitos, um uso comparável ao das URAs (Unidades de Resposta Audível), mas aplicadas ao Twitter e Facebook, por exemplo.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.