Golpistas convidam usuários do Facebook a testar novo PS4 e Xbox 720

Por Redação | 21.03.2013 às 08:50 - atualizado em 21.03.2013 às 12:35

Milhares de scammers rondam o Facebook e as demais redes sociais todos os dias, criando falsos sorteios, promoções e outras coisas do tipo para ganhar seguidores. A bola da vez para atrair os internautas é o recém-anunciado PlaySation 4 e o Xbox 720.

Golpe Facebook

A empresa de segurança GFI Labs alertou para as falsas mensagens que circulam pelo Facebook a respeito dos consoles. A partir de um perfil falso, o post scam utiliza uma imagem de um suposto PS4, que deve ser curtida e compartilhada para que um dos usuários seja escolhido para testar o novo produto e depois ficar com ele de presente.

Uma das mensagens que leva à foto falsa já conseguiu arrecadar mais de 32 mil compartilhamentos. Outra campanha diz que a Microsoft está recrutando pessoas para testar seu novo Xbox 720, com a mesma promessa de ganhar o console após os testes.

Golpe Facebook

Mas já que os falsários do Facebook não direcionam os usuários para nenhum link malicioso, qual a vantagem para eles? Simples: depois que a página estiver cheia de likes, eles a vendem ou utilizam para fazer algum tipo de divulgação em benefício próprio.

É comum encontrarmos esse tipo de mensagem falsa utilizando produtos de desejo dos usuários, como smartphones, tablets e, agora, consoles de última geração. Fique sempre atento para não colaborar com esse tipo de prática, e lembre-se de denunciar as fotos e perfis que não são reais.

Leia também: Cuidado: falso sorteio de Galaxy S3 se torna viral no Facebook