Facebook libera promoções na rede social, mas com algumas ressalvas

Por Redação | 28.08.2013 às 13:06

O Facebook anunciou uma atualização em seus "Termos de páginas" para facilitar a vida das empresas na hora de criar e administrar promoções lançadas na rede social. Algumas exigências foram retiradas e agora os administradores têm mais liberdade para utilizar recursos simples do Facebook em suas promoções.

Antes, a rede de Mark Zuckerberg proibia o uso de ações do tipo "Comente esse post e concorra ao prêmio X". Todas as promoções dentro do Facebook obrigatoriamente deveriam ser feitas por meio de aplicativos, sem utilizar comentários ou o botão Curtir para contabilizar participações. Ok, essa regra não era 100% respeitada pelas páginas, mas ela existia.

Basicamente, com a atualização dos Termos, donos de fanpages agora podem:

  • Coletar participantes para promoções por meio de comentários ou likes em determinado post na página;
  • Coletar participantes para promoções por meio de mensagens na página;
  • Utilizar o botão Curtir como mecanismo de votação.

Porém, essas mudanças são aceitas apenas em fanpages. O uso desse tipo de recurso promocional em páginas pessoais ainda vai contra os termos de uso da rede social. Além disso, empresas continuam proibidas de ter um perfil pessoal em vez de fanpages.

O Facebook também alerta que é imprescindível deixar bem claro todas as regras oficiais de uma promoção, independente do tipo de coleta de participantes escolhido pelos administradores da página.

Vale destacar que as novas regras de uso de fanpages dizem ainda que as páginas são proibidas de marcar usuários, ou encorajá-los a se marcar, em conteúdos que não os retratem – como marcações em flyers de festas como forma de divulgação, por exemplo.