Cuidado: falso sorteio de Galaxy S3 se torna viral no Facebook

Por Redação | 22 de Fevereiro de 2013 às 15h23

É extremamente comum nos depararmos com uma série de sorteios e premiações enquanto navegamos pelo Facebook, e, apesar de existirem empresas sérias que realmente oferecem alguns benefícios ou brindes para seus seguidores, é bom ficar atento com a quantidade de fakes que arrecadam seguidores com falsas promessas.

Entre os produtos prediletos dos falsários estão os smartphones e tablets de última geração, que chamam a atenção de todos e despertam o famoso pensamento "não custa nada tentar". Na verdade, a maioria dessas páginas é falsa, e não existe nenhum aparelho real para ser sorteado.

É claro que muita gente já sabe disso e está esperta em relação a esse tipo de conteúdo que circula nas mídias sociais, mas por outro lado ainda tem muita gente caindo nesses golpes curtindo e compartilhando conteúdo a torto e a direito.

Um caso que teve grande repercussão recentemente foi o sorteio de supostos aparelhos iPhone 5 por meio de uma página que usava o nome da Apple como atrativo para os fãs. E, apesar de a empresa já ter afirmado que não realiza nenhum tipo de sorteio de seus produtos, as pessoas continuaram viralizando essas falsas mensagens com premiações.

Leia também: Páginas do Facebook prometem falsos sorteios de iPhone 5

Agora, quem teve o nome usado para esse tipo de ação foi a concorrente da empresa da maçã, a Samsung. Segundo as mensagens que circulam na rede de Mark Zuckerberg, a empresa coreana supostamente estaria sorteando 20 aparelhos Galaxy S3 de 16GB que não puderam ser comercializados "por se encontrarem sem a película exterior da caixa". A imagem abaixo se viralizou por meio de diversas páginas falsas da Samsung.

Sorteio falso da Samsung

Acha que ninguém cai mais nessa? A SamsungBrasilOficial (que de oficial só tem o nome), já conseguiu quase 50 mil compartilhamentos em sua imagem. E basta vasculhar um pouquinho o Facebook para encontrar diversas páginas que utilizam essa mesma imagem, e todas arrecadam milhares de fãs e compartilhamentos.

Alguns fakes até afirmam que já realizaram o sorteio e indicam para um link indisponível, como a Samsung Ind Brasil. Outra página, que leva o mesmo nome, ainda continua realizando o falso sorteio e arrecadando curtidas.

Os usuários devem sempre ficar atentos a esse tipo de conteúdo e denunciar as falsas promoções. Na imagem acima é possível ver o local de denúncia, que fica logo abaixo da foto. Depois, basta seguir os passos indicados pela rede social.

Vale lembrar que a Samsung mantém apenas duas páginas oficiais no país: Samsung Mobile Brasil e Samsung Brasil, portanto, fique de olhos abertos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.