Facebook vai testar drone do tamanho de um Boeing para distribuir internet

Por Redação | 27 de Março de 2015 às 12h45

O Facebook está com planos ambiciosos para levar a internet às cerca de 2,8 bilhões de pessoas ao redor do mundo que ainda não têm acesso à web. Um drone de internet com a mesma envergadura de um Boeing 747 é parte crucial desses planos; e ele já tem até nome: Aquila.

O vice-presidente de engenharia do Facebook, Jay Parikh, disse ao Wall Street Journal que a empresa está planejando "um voo teste real" do seu drone alimentado por energia solar para o verão do hemisfério norte, em meados de junho deste ano. Uma versão menor do Aquila, com um décimo do seu tamanho, foi testada com sucesso no início deste mês.

O primeiro voo teste do gigante, que possui o tamanho de um avião e pesa menos que um carro pequeno, vai esclarecer muitos pontos acerca do projeto. Parikh disse que a tecnologia solar da bateria para alimentar o drone Aquila não existia há um ano.

A ideia é que o avião não tripulado seja capaz de voar durante semanas, meses, e até mesmo anos, usando a energia solar para manter-se no ar levando a internet para locais que ainda não possuem conexão.

O Google tem um projeto parecido para a proliferação da internet, o Project Loon, porém a empresa de Mountain View utiliza balões para levar banda larga às partes desconectadas do planeta.

Quando perguntado se o Facebook iria desenvolver o seu próprio serviço de internet para competir com as operadoras de telefonia móvel ao redor do mundo, ele disse que não, pois iria contra a "missão central" da companhia. "Seria preciso um monte de dinheiro e eu não acho que isso seria sustentável em longo prazo". Agora, o Facebook precisa fechar acordos com operadoras de internet para oferecer o sinal do drone.

Outros executivos do Facebook já disseram que é improvável que o projeto seja finalizado em breve, uma vez que a empresa precisa garantir a segurança dos drones e, ao mesmo tempo, fechar parcerias com as operadoras.

Com informações do Wall Street Journal.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.