Facebook vai permitir login anônimo para aplicativos

Por Redação | 30.04.2014 às 16:15

Uma forte preocupação com a segurança deu origem a uma nova função do Facebook para aplicativos móveis. Segundo anunciado pela empresa nesta quinta-feira (30), será possível realizar o login anônimo em apps de terceiros, uma novidade que tem como intuito permitir que os usuários conheçam as soluções baixadas e decidam se realmente querem utilizá-las antes de ceder seus dados de acesso.

Assim, é possível realizar o acesso sem que o aplicativo possa armazenar as informações de login e senha na rede social. Por outro lado, também não será possível acessar a lista de amigos do usuário nem fazer publicações automaticamente na linha do tempo. Trata-se de um método especificamente provisório, com o usuário realizando o cadastro normal caso decida efetivamente aderir ao software.

A novidade ainda está em fase de testes e, em algumas semanas, deve ter esse Beta aberto para a comunidade de desenvolvedores, de forma a verificar a viabilidade da função. Por fim, com tudo funcionando de acordo, ela deve chegar às mãos dos usuários nos próximos meses.

O método tradicional também ganhou modificações, com o usuário agora podendo escolher exatamente quais informações poderão ou não ser acessadas pelo software. As escolhas, claro, podem interferir no funcionamento das soluções e cabe a cada um dosar as duas coisas em busca de um meio-termo seguro e funcional. A alteração entra em vigor também ao longo dos próximos meses.

Ainda focado na segurança, o Facebook está introduzindo uma nova versão de seu painel de controle, de forma a permitir que o usuário saiba exatamente quais apps e serviços estão usando o login por meio da rede social. A partir dessa tela, então, será possível selecionar quais podem continuar usando o método e quais terão o acesso revogado.

A última mudança deve ser a primeira a ser aplicada, com o Facebook informando que os usuários americanos já poderão ter acesso à opção em poucas semanas. O restante do mundo, como sempre acontece, receberá a novidade um pouco mais tarde.