Facebook vai mudar forma de visualização de vídeos promocionais

Por Redação | 18 de Dezembro de 2013 às 14h28

O Facebook revelou estar testando uma nova forma de visualização de anúncios em vídeos na rede social. A mudança, que já está em vigor para alguns usuários escolhidos aleatoriamente, fará com que as propagandas sejam reproduzidas automaticamente, só que sem som, assim que aparecerem na tela.

Se o utilizador continuar rolando a tela, a execução do clipe é interrompida automaticamente. Caso ele se interesse pelo conteúdo ali apresentado, é possível ligar o áudio pelas opções do próprio player ou entrar em modo de tela cheia, opção com a qual o som é reestabelecido automaticamente.

Algo semelhante já está sendo aplicado em clipes publicados por amigos ou páginas de grandes marcas ou nomes. A novidade, segundo o Facebook, foi vista como extremamente bem sucedida, gerando um aumento de mais de 10% nas visualizações, o que a tornou bastante interessante também para os anunciantes.

A reprodução automática de vídeos vale também para as versões mobile do Facebook, usadas em tablets ou smartphones. Aqui, porém, a rede social faz questão de deixar claro que todos os clipes são baixados antecipadamente, quando o usuário está conectado a uma rede Wi-Fi, e apenas executados no momento em que aparecem na tela. Os arquivos temporários são deletados automaticamente.

Por enquanto, trata-se apenas de um teste, mas tudo indica que a função pode acabar se tornando parte integrante da plataforma em um futuro próximo. O Facebook prometeu avisar assim que a novidade estiver disponível para todos.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.