Facebook vai melhorar automaticamente suas fotos

Por Redação | 17.12.2014 às 13:55

Os fotógrafos de ocasião, que usam as lentes dos próprios smartphones, ganharão agora uma ajudinha automática do Facebook para compartilhar suas imagens. A rede social anunciou uma mudança em seu app para iOS – mas que também deve chegar em breve ao Android – para aplicar filtros e edições automaticamente nos registros, de forma a exibi-los com iluminação, foco e outros atributos bastante incrementados.

Por meio de um algoritmo, o aplicativo é capaz de detectar exatamente aquilo que a fotografia precisa. Na sequência, entrega ao usuário um slider, pelo qual ele mesmo pode controlar a profundidade das alterações e observar o resultado em tempo real, publicando a imagem da forma que mais lhe agradar.

Se desejar, o usuário não precisa fazer absolutamente nada, já que o app é capaz de detectar exatamente qual a necessidade de cada imagem e aplicar as mudanças de forma automática. O slider serve, então, apenas para controlar o tamanho das alterações. Ao lado, existe também uma opção de corte, para que elementos desnecessários sejam removidos. Mas esta ferramenta, sim, depende unicamente da vontade do usuário, sem qualquer interferência do algoritmo da rede social.

Facebook Auto-Enhance

É, obviamente, uma novidade que tem influência direta do Instagram, onde os filtros são os grandes atrativos. Mas, enquanto lá a ideia é dar um aspecto mais artístico às fotos, no próprio Facebook o objetivo é apenas melhorar a qualidade delas. Para a rede social, registros mais bonitos aumentam o engajamento, e quanto mais curtidas e comentários, melhor não apenas para o responsável pela publicação, mas também para a própria companhia, que ganha em visualizações de página e é capaz de exibir mais propagandas.

Além disso, a ideia é tornar todo o processo mais fácil. A aplicação de filtros e melhorias já era possível no Facebook há algum tempo, mas exigia alguns cliques na tela e uma vontade real do usuário em melhorar suas fotos, algo que nem sempre acontecia, seja em virtude de um desconhecimento ou simplesmente da vontade de compartilhar rapidamente um determinado tipo de conteúdo. A aplicação automática dos efeitos exclui tais variáveis e deixa o processo mais fácil e dinâmico, além de muito mais visual.