Facebook ultrapassa um bilhão de interações durante a Copa

Por Redação | 30 de Junho de 2014 às 10h54

O investimento do Facebook em conteúdo e atrações relacionadas à Copa do Mundo parece ter dado resultado. Na manhã desta segunda-feira (30) a rede social anunciou a marca de 1 bilhão de interações realizadas pelos usuários desde o dia 12 de junho, quando começou a competição, e o maior recorde de engajamento relacionado a um único evento na história da plataforma.

Para a empresa, o termo “interações” representa qualquer tipo de produção de conteúdo feita pelos usuários, bem como a recepção deles por outros. Ou seja, a realização de posts, postagens de fotos ou vídeos, votação em enquetes, comentários, curtidas, compartilhamentos e praticamente todas as ações possíveis no Facebook entraram para a lista, colocando-o também como um dos sites mais acessados da internet durante a realização das partidas.

Até o momento, a partida entre Brasil e Chile, realizada no último sábado (28), foi a segunda maior em total de engajamento na rede social. Não era para menos, já que o confronto resultou em uma angustiante decisão por pênaltis que levou a seleção canarinho às quartas de final após o erro do chileno Gonzalo Jara, que chutou a bola na trave. Antes disso, porém, o goleiro Júlio César já havia defendido duas cobranças do oponente.

Apesar disso, para os usuários do Facebook, foram Neymar e Alexis Sánchez os melhores jogadores da partida. O confronto também levou o Chile, pela primeira vez, aos cinco países mais comentados da rede social e gerou 75 milhões de interações, sendo que quase metade delas foi feita a partir do Brasil. Em segundo lugar ficaram os Estados Unidos.

Hulk e Neymar

O Facebook também cita a alta taxa de interação gerada pelos jogadores da seleção brasileira, que, fora dos jogos, postam conteúdo em suas páginas oficiais e também incentivam o engajamento dos usuários. Até agora, a foto mais compartilhada e curtida da Copa do Mundo traz Neymar, Hulk e dois bonecos representando os atletas. Ao todo, ela já foi curtida por 2,5 milhões de pessoas e compartilhada de 70 mil vezes.

O título de partida mais comentada do Facebook também é do Brasil. Mais de 58 milhões de pessoas ultrapassaram a marca de 140 milhões de interações durante o jogo entre a seleção nacional e a da Croácia, no jogo de abertura da Copa do Mundo. À medida em que o torneio se aproxima de sua etapa final e se torna cada vez mais acirrado e tenso, a expectativa da empresa é que os números divulgados nesta segunda se ampliem ainda mais.

Além de possibilitar a interação comum entre os usuários durante as partidas, o Facebook conta com atrações especiais para a Copa. Um hub dedicado exibe os resultados e melhores momentos das partidas, além das melhores postagens relacionadas a elas. Há ainda o Facebook Ref, um personagem fictício que exibe o ponto de vista de um juíz sobre o Mundial.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.