Facebook transforma Messenger em plataforma e traz novos serviços ao app

Por Redação | 25 de Março de 2015 às 15h41

Confirmando todos os rumores, o Facebook anunciou as grandes mudanças planejadas para o Messenger. Conforme apresentado durante o F8, evento realizado na tarde desta quarta-feira (25), o aplicativo deixa de ser apenas um serviço de mensagens instantâneas para se tornar algo bem maior.

A primeira grande novidade é que, como já se especulava antes, a empresa vai transformá-lo em uma plataforma. Isso significa que desenvolvedores de outras companhias poderão criar novos conteúdos para o sistema, levando-o para muito além de um simples espaço para bate-papo.

Com isso, Messenger passa a contar com a própria galeria de aplicativos, os quais podem ser adquiridos a partir de uma nova aba adicionada à interface. É a partir dela que você vai encontrar uma lista de novas possibilidades para interagir com seus amigos além das velhas mensagens e figurinhas dos Power Rangers, como músicas personalizadas e uma nova gama de filtros de imagem.

Messenger apps

Já durante o lançamento, o Facebook vai trazer mais de 40 apps previamente preparados para atuar na nova plataforma. Entre os parceiros anunciados temos a The Weather Channel, a ESPN, Zya e a Outfit7 Limited, criadora de Talking Tom. Vale lembrar que alguns desses apps serão pagos.

Além disso, a rede social também está mirando no bate-papo corporativo. Com o Messenger Business, será possível entrar em contato diretamente com lojas e empresas. A ideia é trazer uma espécie de canal direto de comunicação, permitindo que você envie mensagens para checar o status de uma encomenda ou fazer algum tipo de reserva.

Apesar disso tudo nos dar a impressão de que o mensageiro caminha em direção ao abismo no que caiu o MSN, é fácil visualizar a estratégia de Mark Zuckerberg. Por mais que tenha separado a versão mobile do Messenger do Facebook, o serviço de bate-papo continua tão forte quanto antes e toda essa visibilidade é uma ótima forma das empresas mostrarem seu trabalho. Assim, ao mesmo tempo em que agrega valor à marca do Facebook, a chegada dos apps transforma o bate-papo em uma vitrine de trabalho e uma maneira interessante de comercializar seus aplicativos sociais.

Fontes: Mashable, VentureBeat

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!