Facebook trabalha em um novo projeto para armazenamento de backups

Por Redação | 17.08.2012 às 18:28

Segundo informações do site Wired, o Facebook está trabalhando em uma alternativa para a atual forma como realiza backups de emergência. A novidade está alocada em um prédio chamado de Sub-zero, que fica em Prineville, ao lado de outro data center da empresa.

O plano é usar o Sub-zero para abrigar um novo tipo de dispositivo de baixo consumo de energia e alta capacidade de armazenamento. Os engenheiros do Facebook estão projetando um servidor de armazenamento em disco rígido que desliga quando não está em uso - uma boa maneira de economizar energia.

Tom Furlong, vice-presidente de operações do Facebook, diz que o prédio será "quadradão e tranquilo, com linhas de máquinas de baixa potência clicando em on e off".

O Facebook não usa backups em fita - eles são muito confusos e caros para a empresa de mídia social. Mas ele salva duas cópias de todos os seus dados: uma que está ali para ser usada sempre que surgir um problema no servidor, e uma segunda cópia para casos de emergência.

"Você tem uma que é muito rápida e acessível e uma que não precisa ser acessada sempre, exceto em caso de uma verdadeira restauração", diz Furlong.

Assim, o Facebook quer desligar essas unidades de armazenamento secundárias de backup até que elas sejam necessárias.

Prédio do Facebook em Prineville

Atual datacenter do Facebook em Prineville (Foto: Reprodução / Wired)