Facebook testa sua própria versão dos 'trending topics'
Por Joyce Macedo | 07 de Agosto de 2013 às 18h48
Apenas dois meses após adotar o uso das hashtags que se popularizaram graças ao Twitter, o Facebook agora resolveu testar outra característica própria da rede de microblogging em seu site: os trending topics – assuntos mais comentados na rede social.
De acordo com relatórios do AllThingsD, a plataforma de Mark Zuckerberg começou a experimentar sua própria versão dos TTs nesta quarta-feira (07). Por meio de um comunicado, a empresa confirmou a notícia a outro site, o Mashable.
"Hoje começamos um pequeno teste que exibe trending topics no Facebook. Ele está disponível atualmente apenas para uma pequena porcentagem de usuários norte-americanos que utilizam o site móvel do Facebook (m.facebook.com) e ainda está em estágio inicial de desenvolvimento".
Os usuários que fazem parte desse seleto grupo de testes vão notar uma bandeira sinalizando um tema específico. Se clicarem nela, eles verão o que alguns de seus amigos estão dizendo sobre aquele assunto, e em seguida eles vão ver os comentários e posts de pessoas que eles não conhecem.
Imagem: Mashable
Ao longo dos anos, a maior rede social do planeta tem pegado "emprestado" alguns recursos do Twitter. Podemos destacar o uso do "@" para mencionar outro usuário, contas verificadas e a opção de seguir pessoas consideradas influentes sem ter que adicioná-las.
A introdução das hashtags funcionais e os novos testes com os trending topics estão somados a essa lista. Essas atitudes mostram que o Facebook parece estar tentando promover mais discussões em tempo real e aumentar o envolvimento dos usuários – sem deixar de lado o aumento do seu potencial de ganho com verbas publicitárias.