Facebook testa recurso que exibe notificações na tela de bloqueio do smartphone

Por Redação | 29 de Julho de 2014 às 14h50
photo_camera Divulgação

As próximas versões do Android e do iOS estão a caminho. Em ambos os sistemas operacionais, uma nova funcionalidade, que já existe há anos no iPhone, vai facilitar ainda mais o acesso a redes sociais, chamadas perdidas e outras tarefas, tudo isso diretamente pela tela do bloqueio. Trata-se de uma opção que permitirá visualizar esses conteúdos pela lock screen, que exibirá pequenas "pastilhas" avisando sobre o recebimento de novas interações.

Mas no que depender de algumas empresas de tecnologia, essa função não será exclusiva das companhias donas de plataformas móveis. Isso porque o Facebook está testando um novo sistema de notificações com o mesmo método: exibi-las na tela de bloqueio, sem que o usuário precise destravar o aparelho para acessar a rede social. Até o momento, o recurso está em fase de testes apenas no Android.

A interface das notificações no sistema do Google lembra os famosos cards do assistente pessoal Google Now. Eles exibem a mensagem "Nova Notificação" na parte superior de cada card e a foto da última pessoa que interagiu com o usuário no Facebook. Levando em consideração o tamanho do card, o sistema exibe cerca de quatro ou cinco caixinhas com novas notificações na tela de bloqueio.

Todos os avisos ficam empilhados uns em cima dos outros, e para descartá-los é só deslizar o dedo para cima com o dispositivo ainda bloqueado. Há também uma opção para não exibir novas notificações daquele internauta; para ativá-la, basta clicar nos três pontinhos que ficam à direita da tela e desabilitar o recebimento de novas mensagens.

Facebook Lock Screen

Embora esteja em processo experimental, a novidade já pode ser baixada no seu aparelho Android. Para isso, você deve seguir os seguintes passos abaixo:

  1. Entre para o grupo "Facebook for Android Beta Testers";
  2. Acesse este link e clique em "Tornar-se um Testador";
  3. Desinstale o app oficial do Facebook no seu celular caso ele esteja instalado;
  4. Abra a página do app na Google Play Store e reinstale o Facebook.

Lembrando que não é preciso ter o Android L instalado no seu dispositivo para habilitar a funcionalidade - ela funciona perfeitamente em todos os aparelhos equipados com a versão KitKat do sistema operacional. Feito esse processo, vá até as configurações dentro do aplicativo do próprio Facebook e selecione a opção que ativa as notificações na tela de bloqueio.

É importante destacar algumas considerações. O recurso está em fase de testes, mas assim como outros experimentos da rede social, esse sistema de notificações na tela de bloqueio pode não ser lançado oficialmente para todos os usuários. Isso sem contar que, mesmo se habilitando como um testador, ainda não há garantia de que você será selecionado pelo Facebook para começar a testar o serviço - e caso seja escolhido, a atualização pode levar algumas horas até ser disponibilizada no seu aparelho.

Além disso, você pode sair do teste a qualquer momento. Nesse caso, será necessário desinstalar a versão de testes do Facebook e reinstalar o app oficial da Play Store. E como em todo programa em período de testes, é provável que o aplicativo enfrente instabilidades e travamentos. Por isso, o procedimento deve ser feito sob sua conta e risco.

Leia também:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.