Facebook testa recurso de posts que se autodestroem

Por Redação | 11 de Setembro de 2014 às 14h20

O Facebook está testando um novo recurso que permite agendar a exclusão de posts com antecedência. Alguns usuários do aplicativo da rede social para iOS já estão testando a novidade que, caso se torne um recurso oficial, deve ser liberada aos poucos para todos os membros da plataforma.

Em nota, um porta-voz da empresa confirmou a existência da ferramenta ao site The Next Web, e que alguns internautas foram selecionados para experimentar a opção, que pode destruir uma postagem automaticamente sempre que o usuário programar. A screenshot abaixo mostra que é possível optar pela autodestruição da atualização de status entre uma hora e até sete dias depois de sua publicação.

Agenda exclusão Facebook

Imagem: Reprodução / The Next Web

É importante ressaltar que o desaparecimento da postagem do seu perfil não significa que ela será removida dos servidores do Facebook imediatamente, pois pode levar até 90 dias para que a mensagem desapareça completamente dos backups offline e logs da rede social.

Por enquanto, o projeto está sendo testado apenas por uma pequena parcela de usuários do sistema operacional móvel da Apple - não se sabe se donos de outras plataformas, como Android e PC, também terão acesso ao recurso. Além disso, é bom lembrar que o Facebook costuma realizar uma série de testes de novas ferramentas entre um número limitado de usuários antes de implantá-los definitivamente, ou deixá-los de lado e desistir da ideia.

De qualquer forma, parece que Mark Zuckerberg realmente aprova a decisão de "sumir" com conteúdos, já que recentemente o Facebook lançou o Slingshot para concorrer diretamente com o Snapchat, e que também visa mandar fotos com "prazo de validade" para os amigos.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!