Facebook testa ferramenta de eventos direcionados de acordo com seu perfil

Por Redação | 04 de Julho de 2014 às 12h28

O Facebook está disposto a ser uma parte mais importante da sua vida e ajudá-lo a se socializar mais. A rede social apresentou ontem (3) uma reformulação visual da sua opção Eventos, incluindo a opção “Eventos Para Você”, um guia que pretende recomendar algumas atividades que podem ter a sua cara, mesmo que seja um local para onde você nunca foi ou que ninguém o tenha convidado antes.

Você pode estar pensando nas “Sugestões” que o Facebook oferece desde 2011, no entanto não é bem isso. O objetivo mais amplo é utilizar todos os dados coletados sobre você e encontrar locais que se adaptariam ao seu perfil.

O Facebook confirmou para o Tech Crunch que está testando a ferramenta com alguns usuários globalmente e que deve promover um lançamento gradativo nas próximas semanas. A empresa também anunciou que uma ferramenta similar está chegando para Android e iOS ainda este ano.

Faccebook eventos

O visual da aba Eventos ficou realmente mais limpo, e o usuário consegue facilmente navegar entre eventos passados e futuros, além de ter uma aba específica para eventos que ele mesmo esteja organizando. O novo design também torna mais fácil a criação dos eventos e o gerenciamento de quem será convidado, com um espaço dedicado para isso.

A opção “Eventos Para Você”, que fica na lateral direita, pode ser aberta para que você veja outras opções de eventos que o Facebook relacionou aos seus interesses. Segundo um porta-voz, as informações são baseadas em dados que você compartilhou com a rede e informações contextualizadas, como o dia da semana.

Faccebook eventos

Utilizar os dados para selecionar eventos que você potencialmente iria achar mais interessantes é um serviço mais ousado que as simples sugestões baseadas nos tradicionais eventos de amigos. Com o novo serviço, o Facebook passa a competir com vários aplicativos que possuem essa função, desde alguns mais simples, como YPlan e Applauze, até outros mais direcionados, como WillCall ou Sosh, que indicam eventos culturais.

Entre os motivos que podem ter impulsionado o Facebook nesta nova função está o potencial do serviço para se tornar um aplicativo independente, estratégia que o Facebook já apresentou para seus negócios futuros. A opção também pode ser usada futuramente para fins comerciais, já que alguns locais, como bares, clubes e salões para conferências poderiam estar dispostos a pagar para que seu evento fosse colocado como indicação para usuários que potencialmente têm interesse.

Do ponto de vista mais ideológico, uma das missões do Facebook é conectar pessoas, indo contra a ideia de que redes sociais isolem seus usuários. Unir um maior número de pessoas serve, inclusive, para que elas se adicionem na rede e tenham seu gráfico social expandido. O Facebook está mostrando suas novas armas para se reinventar e não deixar de ser um serviço que une o lazer com a utilidade.

Fonte: http://techcrunch.com/2014/07/03/facebook-events-for-you/

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.