'Paper': aplicativo recém-lançado do Facebook já está ameaçado de processo

Por Redação | 04 de Fevereiro de 2014 às 00h10

Diferente do que muitos podem imaginar, o recém-lançado Paper, leitor de notícias do Facebook que chegou hoje à App Store, não possui nome exclusivo. Isso porque antes mesmo da rede social pensar em lançá-lo, a startup FiftyThree já havia criado e registrado o Paper, um aplicativo similar a um bloco de notas.

Criada em Seattle mas sediada em Nova York, a FiftyThree, apesar de pequena, não ficou nada feliz com a novidade e divulgou um comunicado repudiando o nome e pedindo que o Facebook o mudasse.

Segundo o Escritório de Patentes dos Estados Unidos, o nome "Paper by FiftyThree" foi registrado em 11 de maio de 2012. Em entrevista ao site Bits, Georg Petschnigg, co-fundador e CEO da FiftyThree, disse que o app original foi registrado nos Estados Unidos e outros países.

"Nós ficamos realmente surpresos quandos soubemos que o Facebook estava lançando um app chamado Paper", disse Georg. "Nós pedimos, por escrito, que o Facebook deixasse de usar o nome. Mas a resposta deles foi que eles pediam desculpa por não nos avisarem antes, mas mesmo assim, continuariam com seu lançamento", completou. Procurado pelo Bits, o Facebook se recusou a comentar o assunto.

Ainda de acordo com o site, existem outras semelhanças entre o Paper da FiftyThree e o Paper do Facebook, como a música que toca no vídeo de introdução do app da rede social e a que toca em um vídeo de outro produto da FiftyThree.

A FifyThree afirma que vai esperar os próximos pronunciamentos do Facebook para se posicionar. No entanto, tudo indica que há um processo a caminho.

O Paper ficou conhecido logo após seu lançamento em 2012, principalmente por causa de sua interface com pincéis e canetas. O app chegou a receber diversos prêmios, incluindo "Melhor App do Ano" pela Apple.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.